Com grid recorde na Copa HB20

Com grid recorde, Copa HB20 chega à metade
da temporada em Santa Cruz do Sul

• Disputas entre os 28 carros tiveram como vencedores pilotos gaúchos, tanto no sábado com no domingo
• Campeonato segue demonstrando alta resistência dos carros, sem quebras de motor até o momento

Ago. 20, 2019 – Com recorde de carros, a Copa HB20 disputou no último fim de semana a quarta etapa da temporada 2019 no circuito de Santa Cruz do Sul, localizado a 150 km de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. As vitórias ficaram por conta dos pilotos locais Luiz Sena Jr. e Vitor Genz na categoria Pro, com domínio de Kleber Eletric na categoria Super.

Maior grid do campeonato, as duas provas contaram com 28 carros para a largada. Na estreia, em Campo Grande (MS), em abril, havia 21 carros. A expectativa é chegar a 30 veículos competindo já na próxima etapa, que acontece em Cascavel (PR) em outubro.

“Vamos chegar a 30 carros na próxima etapa e trabalhar com esse número, além de dois carros reservas, até o fim do ano, para atender todos com excelência. Estamos na metade do campeonato e os pilotos estão em franca evolução. Eles seguem treinando em simulador, conhecendo mais os carros, o que torna o espetáculo mais bonito e as disputas mais emocionantes”, destacou Daniel Kelemen, da H Racing Garage, que organiza o campeonato.

Ao final das duas corridas, uma conclusão foi compartilhada por todos: o fim de semana no interior gaúcho foi um dos melhores de toda a temporada. Com recorde de inscritos, a Copa HB20 também supera as outras categorias que compartilham o calendário. São 28 carros HB20 frente a 22 caminhões da Copa Truck e 20 carros do Mercedes-Benz Challenge.

“A Copa HB20 já se consolidou como um grande evento de aproximação do modelo HB20 com o público. As pessoas realmente se empolgam ao ver os carros em sua configuração mecânica muito próxima da original de rua disputando os ‘pegas’ emocionantes das provas e demonstrando a mais alta resistência. Nesta etapa, por exemplo, não houve qualquer abandono, todos os carros que largaram terminaram as provas, com destaque para os pilotos gaúchos, que subiram nos lugares mais altos dos pódios”, comenta Angel Martinez, vice-presidente comercial da Hyundai Motor Brasil.

Para a festa do público gaúcho, os pilotos locais roubaram a cena na divisão principal, a Pro. Profundos conhecedores da pista de Santa Cruz do Sul, Luiz Sena Jr. (bastante conhecido na região) e Vitor Genz (ex-piloto da Stock Car) conquistaram vitórias convincentes, principalmente Sena, que nunca havia pilotado um HB20 antes.

“Minha adaptação ao carro foi boa, mas no treino classificatório cometi alguns erros e acabei na terceira posição. Na largada, foquei em sair bem para tentar ultrapassar os dois líderes por fora e foi o que aconteceu. Freei mais tarde na curva e assumi a ponta. Agradeço à Hyundai e à H Racing por promoverem um campeonato desse nível. Foi uma corrida bem limpa, sem batidas e com muitas disputas leais. Agora vou tentar viabilizar minha participação em outras etapas da categoria”, comentou Sena Jr.

“Os carros da categoria são muito equalizados e isso é muito interessante. Correr aqui na Copa HB20 é uma volta para as minhas origens. No campeonato gaúcho, corri quatro anos com pneu radial. Além dessa experiência, participei de categorias como Stock Car e Brasileiro de Endurance. A adaptação foi mais rápida com o HB20”, analisou Genz.

Já a divisão Super teve um dono para a festa das duas provas: Kleber Eletric. O piloto paulista sai do interior gaúcho invicto com pole position e duas vitórias. Ele foi perseguido de perto por Luciano Viscardi e Daniel Nino, que se alternaram entre o segundo e terceiro lugares nas baterias, deixando a classificação do campeonato bastante embolada: Viscardi sai de Santa Cruz com 120 pontos, contra 117 de Eletric e 116 de Nino.

“É muito legal quando a gente consegue colocar em prática nossa estratégia. Pensei em vir para cá com o objetivo de pontuar no campeonato. Mas quando me vi na frente, disputando novamente posição com os pilotos da Pro, acabei indo para cima. Na largada, escapei um pouco, mas consegui recuperar, vencer na Super e terminar em uma boa posição na geral”, afirma Eletric.

O próximo encontro da Copa HB20 acontece nos dias 5 e 6 de outubro em Cascavel, no Paraná, uma das “casas” das competições de tração dianteira do Brasil – que é o caso da categoria. A Copa HB20 tem como patrocinadores Hyundai, Mobil, Movida, Hyundai Financiamentos, Gabardo, Auto Avaliar, HDI Seguros, Dealernet, Brazzo, Webmotors e Mobis, além do apoio de Pirelli, Pro Tune, Beta Ferramentas, Hipper Freios, Tecpads e Real Radiadores.

Confira abaixo os resultados completos do fim de semana:

Corrida 1:

  1. Luiz Sena Jr/Maicon Roncen (Pro) – 15 voltas em 26min32s814
  2. Diego Augusto (Pro) – a 1.893
  3. Roger Sandoval/Vitor Genz (Pro) – a 2.863
  4. Fernando Jr/Adriano Rabelo (Pro) – a 5.342
  5. Kleber Eletric (Super) – a 7.585
  6. Edgar Favarin/Odair dos Santos (Pro) – a 7.709
  7. Caito Carvalho (Pro) – a 9.050
  8. Raphael Abbate (Pro) – a 12.396
  9. Luciano Viscardi (Super) – a 13.052
  10. Ike /Reinaldo Halmenschlager (Pro) – a 15.723
  11. Daniel Nino (Super) – a 22.293
  12. Wagner Cardoso (Pro) – a 25.169
  13. Patrick Gonçalves (Pro) – a 25.467
  14. Rogerio Motta (Pro) – a 26.263
  15. Giovane Pick (Pro) – 27.167
  16. Felipe Carvalho (Pro) – a 32.047
  17. Chris Bornemann /Lucas Bornemann (Pro) – a 32.439
  18. Edgar Colamarino (Super) – a 1 volta
  19. Bruno Testa (Pro) – a 1 volta
  20. Beto Cavaleiro (Pro) – a 1 volta
  21. Lula Ornelas (Super) – a 1 volta
  22. Thiago Sansana (Super) – a 1 volta
  23. Eduardo Doriguel (Super) – a 1 volta
  24. Marcelo Zebra (Super) – a 1 volta
  25. Flavio Andrade (Super) – a 1 volta
  26. Luis Henrique Santos (Super) – a 1 volta
  27. Antonio Meira Jr (Super) – a 2 voltas
  28. Cesar Fonseca/Betão Fonseca (Super) – a 15 voltas

Corrida 2

  1. Vitor Genz/Roger Sandoval (Pro) – 15 voltas em 26min15s136
  2. Diego Augusto (Pro) – a 1s593
  3. Raphael Abbate (Pro) – a 2s064
  4. Giovane Pick (Pro) – a 9s112
  5. Odair dos Santos/Edgar Favarin (Pro) – a 12s058
  6. Kleber Eletric (Super) – a 12s463
  7. Patrick Gonçalves (Pro) – a 13s439
  8. Maicon Roncen/Luiz Sena Jr (Pro) – a 15s070
  9. Caito Carvalho (Pro) – a 16s508
  10. Lucas Bornemann/Chris Bornemann (Pro) – a 22s037
  11. Bruno Testa (Pro) – a 22s259
  12. Wagner Cardoso (Pro) – a 25s563
  13. Daniel Nino (Super) – a 27s140
  14. Luciano Viscardi (Super) – a 27s641
  15. Beto Cavaleiro (Pro) – a 28s435
  16. Rogério Motta (Pro) – a 29s079
  17. Felipe Carvalho (Pro) – a 30s059
  18. Lula Ornelas (Super) – a 31s947
  19. Reinaldo Halmenschlager/Ike Halmenschlager (Pro) – a 32s137
  20. Edgar Colamarino (Super) – a 34s655
  21. Eduardo Doriguel (Super) – a 43s185
  22. Marcelo Zebra (Super) – a 53s939
  23. Flavio Andrade (Super) – a 54s120
  24. Luis Henrique Santos (Super) – a 59s225
  25. Antonio Meira Jr (Super) – a 1 volta
  26. Thiago Sansana (Super) – a 7 voltas
  27. Cesar Fonseca/Betão Fonseca (Pro) a – 9 voltas

Classificação do campeonato (top-10):

PRO

  1. Raphael Abbate – 103 pontos
  2. Diego Augusto – 85
  3. Adriano Rabelo – 84
  4. Roger Sandoval – 59
  5. Edgar Favarin/Odair dos Santos – 59
  6. Fernando Jr – 43
  7. Caito Carvalho – 43
  8. Vitor Genz – 40
  9. Felipe Carvalho – 38
  10. Beto Monteiro – 32

Super

  1. Luciano Viscardi – 120
  2. Kleber Eletric – 117
  3. Daniel Nino – 116
  4. Edgar Colamarino – 57
  5. Lula Ornelas – 56
  6. Marcelo Zebra – 47
  7. Eduardo Doriguel – 45
  8. Luiz Henrique Santos – 38
  9. Thiago Sansana – 10
  10. Robson Molly/Rafael Maeda – 7

Acompanhe a Copa HB20 pelos canais oficiais:

Youtube.com/CopaHB20
Facebook.com/CopaHB20
Instagram @copahb20

Fotos: Rodrigo Ruiz

Sobre a Hyundai Motor Brasil
A Hyundai Motor Brasil está presente no País desde 2012, quando inaugurou sua fábrica em Piracicaba (SP), com investimento inicial de US$ 700 milhões. Conta com 2,7 mil colaboradores e é responsável pela fabricação e pela comercialização da família de veículos desenvolvida especialmente para o consumidor brasileiro, composta por HB20, HB20X, HB20S e HB20 R spec. Em 2017, iniciou a produção nacional do SUV compacto Hyundai Creta em versão exclusiva para o Brasil, com aporte adicional de US$ 130 milhões. Este ano, com investimentos de US$ 35 milhões, a capacidade produtiva foi aumentada de 180 mil para 210 mil carros por ano. Para saber mais sobre a Hyundai Motor Brasil e seus produtos, acesse www.hyundai.com.br. Acompanhe também o dia a dia da marca nas redes sociais – Facebook (www.facebook.com/hyundaibr) e Instagram (www.instagram.com/hyundaibr) – e em nosso canal no YouTube (www.youtube.com/hyundaibr).

Sobre a Hyundai Motor Company
Fundada em 1967, a Hyundai Motor Company está comprometida em tornar-se um parceiro automotivo por toda a vida e muito mais. A empresa integra o Hyundai Motor Group, um grupo inovador, capaz de movimentar riquezas que vão desde o aço bruto até os veículos acabados. Com mais de 110 mil funcionários no mundo todo, a Hyundai Motor Company continua aprimorando o seu portfólio de produtos com modelos criados com exclusividade para cada mercado e está empenhada em consolidar soluções em tecnologias verdes, a começar pelo pioneirismo global na produção em escala de um veículo movido a hidrogênio e do IONIQ, o primeiro carro elétrico do mundo com três opções de motorização. Mais informações sobre a Hyundai Motor Company e seus produtos podem ser encontradas em http://worldwide.hyundai.com ou http://globalpr.hyundai.com.

Relações Públicas e Imprensa
Hyundai Motor Brasil
Thais Nunes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.