Ciesp e Fiesp promovem feirão de crédito e mentorias para ajudar empresas do Litoral Norte

São mais de 12 mil potenciais empreendedores na região, da indústria, comércio, serviços e turismo.

10/4/2023 – Micro, pequenas e médias empresas do Litoral Norte paulista, cujas atividades e instalações foram abaladas pelos temporais na região durante o Carnaval, terão apoio de um programa emergencial promovido pelo Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) e a Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo). Haverá linhas especiais de crédito, algumas até mesmo com juro zero, e mentorias com especialistas e universidades, em apoio à gestão e restabelecimento das atividades.

Serão dois grandes mutirões, das 10 às 18 horas. O primeiro será realizado dia 13 de abril (quinta), no Ginásio Gringão — no Varadouro, para atendimento a empresários das seguintes localidades/praias: Paúba, Santiago, Toque Toque Pequeno, Calhetas, Toque Toque Grande, Guaeca, Baraqueçaba, Pitangueiras, Grande, Preta, Porto Grande, Deserta, Ponta de Santa Cruz, Arrastão, Olaria, São Franciso, Cigarras e Enseada.

O segundo, no dia 14 de abril (sexta), das 9h às 16h, acontecerá no Hotel Maresias Beach (Avenida Francisco Loup, 1.109) e atenderá as empresas das seguintes praias/bairros: Maresias, Boiçucanga, Camburi, Baleia, Sahy, Juquehy, Barra do Una, Jureia e Boraceia. Para agendar sua presença, os empresários interessados deverão acessar: Link

“Segundo nossas estimativas, são mais de 12 mil potenciais empreendedores na região, dos setores de comércio, serviços, indústria e turismo. Em torno de 50% são hotéis, pousadas e alimentação fora do lar”, ressalta Rafael Cervone, presidente do Ciesp, acrescentando: “É fundamental uma ação emergencial para a recuperação das empresas atingidas, para a retomada da economia regional, preservação de empregos e manutenção dos negócios.”

Linhas especiais de crédito

Nos dois mutirões haverá feirão de crédito, atendimentos empresariais e mentorias para os empresários. Os empreendedores apresentarão suas demandas para análise de 14 instituições creditícias e de pagamentos aderentes à iniciativa: Banco do Povo, Desenvolve São Paulo, Banco do Brasil, Caixa, Bradesco, BTG Pactual, Itaú, Rede, Santander, Sicredi, Sicoob Unimais, Stone e Finpass e com apoio do BNDES. O atendimento será personalizado, com agendamento de horário e soluções diferenciadas para cada empresa.

No caso das instituições vinculadas ao Governo do Estado de São Paulo (Banco do Povo e Desenvolve SP), as linhas de crédito destinam-se às micro e pequenas empresas. Empréstimos terão 12 meses de carência e poderão ser pagos em até 60 parcelas. A taxa será a Selic mais 0,57% ao mês. Para microempreendedores individuais e informais, o limite é de R$ 21 mil, com carência de seis meses, pagamento em até 48 prestações, com juro zero.

O Banco do Brasil oferece as seguintes condições: Pronampe – habilitação de clientes para contratação; renegociação de dívidas e limites de crédito; linhas de crédito para capital de giro com 48 meses para pagamento, investimento com prazo de até 180 meses e carência de 12 meses, antecipação de recebíveis, ampliação de carência, soluções de cobrança (negativações, protestos e avisos), além de soluções para meios de pagamentos (maquininhas).

Os empresários do Litoral Norte também terão acesso à linha BNDES Automático Emergencial, que prevê apoio à retomada da atividade econômica em municípios afetados por desastres naturais, por meio de financiamento a capital de giro isolado. As condições são as seguintes: TFB/TLP/Selic mais 0,95% ao ano; e pagamento em até 90 parcelas, com carência de 36 meses. O limite de crédito será de R$ 2,5 milhões por empresa, a cada 12 meses. Os agentes financeiros credenciados que poderão ofertar essa linha no Feirão.

Outras soluções de crédito e de meios de pagamentos (maquininhas) estarão disponíveis para todos os empreendedores conhecerem todas as oportunidades para seu negócio.

São mais de 32 mentores para realizar mentorias de apoio aos empresários serão realizadas pelo Ciesp e a Fiesp em parceria com as principais universidades paulistas e um grupo de especialistas do mercado. Será provida orientação em gestão, finanças, área jurídica, mercado e negociação. Pela Fiesp, a iniciativa é organizada pelo Conselho Superior da Micro, Pequena e Média Indústria, o Departamento da Micro, Pequena, Média Indústria e o programa Acelera FIESP. Pelo CIESP, o programa conta com apoio e participação da Diretoria Regional de São José dos Campos.

Assessoria de Imprensa do Ciesp

Ricardo Viveiros & Associados Oficina de Comunicação

Adriana Matiuzo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.