Carnaval: Acadêmicos do Baixo Augusta anuncia homenagem a Jorge Aragão e A FORÇA DOS NOSSOS PAGODES! como tema para 2025
O desfile será realizado no dia 23 de fevereiro, na região central da cidade, e terá a presença do sambista; o bloco também anuncia a inauguração do espaço cultural Laje do Baixo Augusta para o início de janeiro
Desfile do Acadêmicos do Baixo Augusta 2024 | Créditos: Toni Pires
O Acadêmicos do Baixo Augusta, maior bloco de carnaval da cidade e precursor da reocupação cultural de São Paulo, anuncia o tema A FORÇA DOS NOSSOS PAGODES! com homenagem e presença do sambista Jorge Aragão em desfile que marca o posicionamento do Baixo Augusta na defesa do carnaval de rua, das rodas de samba, da ocupação cultural da cidade como conquistas que não podem ser ameaçados, mas que recentemente vem sofrendo ataques de grupos contrários às formas de ocupação cultural dos espaços públicos. O desfile, como sempre gratuito, acontecerá no dia 23 de fevereiro, com concentração na esquina da Rua da Consolação com a Avenida Paulista, pontualmente às 14h.
O tema, extraído da obra de Jorge Aragão, faz alusão à força do movimento que o Baixo Augusta, demais blocos da cidade e tantos grupos culturais vêm construindo. O objetivo é que São Paulo permaneça sendo um dos maiores centros de carnaval de rua do Brasil e uma cidade repleta de cultura e de arte, com carnaval de rua livre, democrático e descentralizado e rodas de samba e outras formas de manifestações culturais populares apoiadas e reconhecidas em toda cidade ao longo de todo o ano.
Jorge Aragão, de 75 anos, reconhecido como um dos maiores nomes do samba brasileiro é autor de clássicos como Vou festejar, Eu e você sempre, Moleque Atrevido, Malandro e Identidade. O artista ficará responsável pelo encerramento da festa, que neste ano reuniu mais de 1 milhão de foliões. Outras participações especiais já confirmadas serão anunciadas em breve.
O desfile contará com Simoninha e a Banda do Baixo Augusta com André Frateschi e Bruna Pazinatto, Alessandra Negrini como rainha, Marcelo Rubens Paiva como porta-estandarte, Thelminha como diva, Márcia Dailyn como musa e Tulipa Ruiz como madrinha.
LAJE DO BAIXO
Em um movimento para fomentar a cultura ao longo de todo ano e auxiliar na revitalização do centro da cidade, o Baixo Augusta prepara, para o início de janeiro, a reabertura de nova versão do seu centro cultural Casa do Baixo Augusta, rebatizado como Laje do Baixo Amstel. Na Laje, a programação anual será voltada à valorização do samba e da cultura urbana de São Paulo. O espaço fica em frente à praça Roosevelt e à Igreja da Consolação, com vista para o tradicional trajeto de desfile do bloco.
Serviço
Desfile do Acadêmicos do Baixo Augusta
Data: 23 de fevereiro de 2025
Concentração: 13h
Início: Pontualmente às 14h
Término: 19h
Concentração na Rua da Consolação, próximo à Av. Paulista
Mais informações no Instagram do Acadêmicos do Baixo Augusta
Sobre o Acadêmicos do Baixo Augusta
O bloco Acadêmicos do Baixo Augusta foi fundado em 2009 por uma turma de amigos que reunia empreendedores e entusiastas do bairro para celebrar sua diversidade e revitalização enquanto território livre para manifestações culturais alternativas e para a boemia. A história do Bloco se confunde com o processo de retomada do carnaval de rua da cidade. Com uma postura ativista diante da necessidade de lutar pelo direito à cidade através da ocupação cultural das ruas, o Acadêmicos do Baixo Augusta se tornou o maior Bloco de carnaval de São Paulo com mais de 1 milhão de pessoas em seus desfiles.
Agência Lema
Leandro Matulja/Letícia Zioni/Guilherme Maia
Carolina Bressane
Gabriel Aquino
Maria Fernanda