Hyundai vence Prêmio Automotive Business 2024 na categoria ESG
Montadora foi premiada pelas práticas sustentáveis que resultaram na pioneira recertificação Lixo Zero, conquistada esse ano, além de diversas outras certificações
Premiação realizada ontem, dia 30, em São Paulo, seleciona projetos com maior potencial de impacto positivo e novas oportunidades para a indústria automotiva
A Hyundai Motor Brasil foi premiada ontem (30), em São Paulo, por suas iniciativas voltadas ao meio ambiente. A fabricante sediada em Piracicaba (SP) foi a vencedora do Prêmio Automotive Business, na categoria ESG, em reconhecimento ao conjunto de ações desenvolvidas pela marca em sua fábrica, tendo sido em 2023 a primeira fabricante de automóveis a ser certificada pelo Instituto Lixo Zero Brasil e, este ano, elevado seu índice de conformidade na destinação de descartes de 93% para 94,2%.
“A Hyundai tem no ‘Progresso para a Humanidade’ sua diretriz global, e a partir dela desenvolve veículos com foco no melhor equilíbrio entre a necessidade de nossos clientes e a relação com o meio ambiente. O reconhecimento de um prêmio tradicional como o da Automotive Business nos honra e certifica o caminho que estamos trilhando nas áreas ambiental, social e de governança, ao mesmo tempo em que nos coloca a responsabilidade de seguir avançando com inovações na área de ESG, focados em liderar as mudanças da indústria e servir de referência para aqueles que buscam as boas práticas no setor”, afirma Fabio Bonilha, gerente sênior de ESG e Inovação da Hyundai Motor Brasil.
O Prêmio Automotive Business, que chegou a sua 14ª edição, destaca projetos com alto potencial de impacto positivo, propostas inovadoras e iniciativas capazes de entregar um novo valor à indústria automotiva, à mobilidade e para a sociedade como um todo. O reconhecimento promove os profissionais e organizações que assumem o protagonismo da transformação no setor e fomenta a evolução do ecossistema da mobilidade com novas soluções.
O pioneirismo da Hyundai na certificação Lixo Zero é resultado do trabalho realizado pela marca desde 2017, quando a fabricante criou o projeto “Aterro Zero”. A iniciativa promoveu campanhas de conscientização ao descarte correto com os colaboradores e fornecedores, reestruturação interna dos coletores seletivos para uma destinação mais assertiva, busca por finalidades alternativas aos detritos gerados e, por fim, a supressão total do envio de substratos para aterros. Em menos de um ano, o objetivo foi alcançado, com zero de emissão de rejeitos para os aterros.
A certificação do Instituo Lixo Zero é emitida apenas para aquelas empresas que alcancem a meta de 90% ou mais de resíduos enviados corretamente para descarte e não para aterros, evitando destinações que englobem coprocessamento e incineração, o que reduz, assim, o impacto ambiental.
Mais recentemente, a Hyundai anunciou novas iniciativas voltadas para a reutilização de materiais e otimização de recursos em sua planta em Piracicaba (SP). Uma delas prevê a confecção de tapetes automotivos provenientes dos retalhos de PVC descartados na produção dos bancos dos veículos. A Hyundai entrega os retalhos ao fornecedor parceiro, que armazena e utiliza esses resíduos na fabricação de novos tapetes. Atualmente, a montadora estima que potenciais cinco toneladas mensais de retalhos, que seriam descartadas, ganharão novo ciclo de vida na cadeia automotiva. A iniciativa prevê também o envio de resíduos de todos os tipos de selantes do processo de pintura, antes descartados e incinerados, para reuso no processo de produção dos tapetes.
Uma segunda ação adotada pela Hyundai trata a reciclagem da borra de tinta residual do processo de pintura dos veículos produzidos em Piracicaba (SP). Nesta parceria com a Global Química, a Hyundai vai direcionar, a cada mês, mais de 500 toneladas de borra de tinta, a base de água ou solvente, para a produção de uma tinta de segunda linha, que poderá ser utilizada em manutenções prediais e projetos socioambientais.
Para acessar a lista completa de vencedores do Prêmio Automotive Business 2024, acesse o link automotivebusiness.com.br/pt/premio-ab-2024. Você também pode conferir as principais ações de Sustentabilidade da Hyundai no mundo no link hyundai.com/worldwide/en/company/sustainability.
Sobre a Hyundai Motor Brasil/ Hyundai Motor Central & South Americas
A Hyundai Motor Brasil está presente no país desde 2012, quando inaugurou sua fábrica em Piracicaba (SP). Com 3,2 mil colaboradores, é responsável pela fabricação e comercialização da linha de veículos compactos HB20 e do SUV compacto Creta. Recentemente, passou a coordenar desde a importação até a distribuição final do portfólio completo de veículos da marca no Brasil. Também, gerencia a produção nacional de veículos da marca fabricados pelo Grupo CAOA em Anápolis (GO). A partir do Brasil, a Hyundai administra as operações comerciais para a região das Américas Central e do Sul, exportando para países vizinhos como Argentina, Colômbia, Paraguai e Uruguai. Para saber mais sobre a Hyundai e seus produtos no Brasil, acesse hyundai.com.br. Acompanhe também o dia a dia da marca nas redes sociais: Facebook (facebook.com/hyundaibr), Instagram (instagram.com/hyundaibr), LinkedIn (linkedin.com/company/hyundai-motor-brasil), TikTok (tiktok.com/@hyundaibr) e no YouTube (youtube.com/hyundaibr).
Sobre a Hyundai Motor Company
Fundada em 1967, a Hyundai Motor Company está presente em mais de 200 países com cerca de 120 mil funcionários dedicados a enfrentar os desafios de mobilidade em todo o mundo. Com base na visão da marca “Progresso para a Humanidade”, a Hyundai Motor está acelerando sua transformação em um provedor de soluções de mobilidade inteligente. A empresa investe em tecnologias avançadas, como robótica e Mobilidade Aérea Avançada (AAM) para trazer soluções revolucionárias, enquanto busca por inovação aberta para desenvolver futuros serviços de mobilidade. À procura de um futuro sustentável para o mundo, a Hyundai continuará empregando seus esforços para introduzir veículos de emissão zero equipados com a mais alta tecnologia em eletrificação, liderando a indústria de células de combustível de hidrogênio. Mais informações sobre a Hyundai Motor e seus produtos podem ser encontradas em: hyundai.com/worldwide/en ou hyundai.com/worldwide/en/newsroom.
Ketchum-Interfuse
Adelson Junior
Relações Públicas e Imprensa
Hyundai Motor Brasil
Thais Nunes
Felipe Vinicius Carlos
Frota de Imprensa
Danielle Cassiano