Quanto tempo demora para carregar um veículo elétrico?

Quando se trata de veículos elétricos, não demora muito para que a conversa leve ao carregamento. Perguntas como, quais são as opções e quanto tempo leva são algumas das mais comuns que ouvimos. Por esse motivo, neste artigo a LeasePlan, líder mundial no setor de car as a service, irá te mostrar:

Variáveis que afetam o tempo de carregamento;
Diferentes tipos de carregadores e suas velocidades relativas;
Práticas recomendadas adicionais de cobrança.

Variáveis que afetam o tempo de carregamento:

Potência máxima da estação de carregamento.

O tempo de carregamento do seu VE depende de:

1 – Potência do carregador;

2 – Conexão do seu carro;

3 – Energia fornecida à estação de carregamento.

A velocidade de carregamento real é determinada pela menor das 3 velocidades.

As baterias têm diferentes capacidades (medidas em kWh). Baterias maiores demoram mais para carregar no mesmo nível de energia, mas uma capacidade maior nem sempre significa maior alcance. O peso do veículo, bem como a eficiência de condução, também influenciam a autonomia.

Tamanho da bateria em relação à potência máxima de carregamento

Esta relação é o que determina a sua velocidade de carregamento. Veículos com baterias grandes são normalmente compatíveis com carregadores mais potentes, para compensar o seu tamanho.

Estado da bateria

O estado da bateria refere-se à plenitude de uma bateria VE. Para impedir a degradação da bateria ao longo do tempo, é melhor impedir que o estado da bateria fique muito baixo ou muito alto. Os especialistas recomendam manter seu VE entre 10% e 90% de carga, se possível. Se você estiver fora de casa e não levar seu carro, mantenha o carro conectado, mas defina a carga para 90%. Isso impedirá que a bateria sobrecarregue.

Comportamento do condutor

A maioria dos novos veículos elétricos usa o resfriamento avançado ativo – esse recurso possibilita o carregamento rápido mesmo depois de dirigir em alta velocidade. Os motoristas de VE devem observar sua velocidade, pois o uso excessivo do acelerador pode prejudicar a saúde da bateria a curto e longo prazo.

Temperatura externa

Uma bateria VE funciona melhor entre 20 e 30 graus Celsius. Quando o inverno chega, e necessário aquecer a bateria antes de poder carregar corretamente. As marcas de topo de gama, tais como Tesla, têm pré-aquecimento ativado para um carregamento rápido. Isto custa energia, mas leva-o de volta à estrada mais rapidamente. Se o seu VE não tiver pré-aquecimento, esteja preparado para esperar mais tempo por uma recarga nos meses de inverno.

Tipos de carregadores:

Os carregadores vêm em duas categorias principais: corrente alternada (CA) e corrente contínua (CC). Os carregadores CA são normalmente instalados em ambientes domésticos e próximos de casa. O carregador CA Tipo 2 é bem potente – Todos os veículos elétricos podem ser carregados durante a noite com este tipo. Os carregadores tipo 2 têm uma potência máxima de 22kW quando usados em casa. Os carregadores CC são consideravelmente mais rápidos. Normalmente encontrados em estações de carregamento públicas, eles podem carregar até 80% da bateria em apenas 20 minutos.

Práticas recomendadas:

Planeje sua rota para otimizar o uso da bateria

Não é uma realidade aqui no Brasil, mas na Europa existem vários aplicativos para ajudá-lo a planejar a rota perfeita que oferece aos usuários acesso a cerca de 300 mil pontos de carregamento em toda a Europa. O aplicativo possui um recurso de planejamento de rotas que mostra as estações de carregamento disponíveis e permite filtrar diferentes velocidades de carregamento.

Não abuse do carregamento rápido

O carregamento rápido é uma solução rápida, e não uma solução de longo prazo. O uso de um carregador rápido coloca muita corrente nas baterias em um curto período, e o aumento da tensão significa que a bateria se desgasta mais rapidamente. De acordo com a Kia, oito anos de carregamento padrão proporcionam 10% mais vida útil da bateria do que oito anos de carregamento rápido.

Mariana Seman

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