A contratação de aprendizes é benéfica para os jovens e também empregadores, defende especialista
Entre as vantagens está a possibilidade de desenvolver o perfil profissional destes funcionários de acordo com a cultura da empresa
Sem perspectiva de se inserir no mercado de trabalho formal e, tantas vezes, sem renda para investir em uma formação profissional, muitos jovens estão situados no chamado “nem-nem”. Isto é, nem estudam e nem trabalham, sobrevivendo entre subempregos e ajuda financeira de familiares. Diante disso, se mostra urgente a manutenção e fortalecimento de iniciativas como a Lei da Aprendizagem que, segundo Danieli Fantato, coordenadora do Programa Senac de Aprendizagem da unidade Piracicaba, pode ser extremamente benéfica não apenas para os jovens, mas também para os empregadores.
Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), divulgada em agosto de 2022 pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), os jovens seguem sendo os mais atingidos pela falta de acesso ao mercado de trabalho. Em particular no Estado de São Paulo, a falta de oportunidades para quem tem de 18 a 24 anos é maior que o dobro entre as outras faixas etárias – 18% ante os 7,6% de 25 a 39 anos, 6,4% dos 40 aos 59 anos, e 4% acima de 60 anos – também de acordo com o mesmo Instituto.
Prestes a completar 22 anos em vigor, a Lei da Aprendizagem veio para favorecer a mudança desse cenário, e contribuir com o avanço da empregabilidade de jovens na faixa de 14 a 24 anos ao prepará-los para o mundo do trabalho.
Contudo, para a coordenadora do Senac Piracicaba, a iniciativa é benéfica não apenas para os estudantes, mas também para as empresas, uma vez que empregadores de aprendizes, além de cumprir a legislação, assumem o papel de parceiras da educação ativa.
Fantato também destaca a possibilidade de desenvolver o perfil profissional deste jovem. “As empresas têm a oportunidade de capacitar novos profissionais de acordo com a sua cultura, visando a efetivação ao término do contrato de aprendiz”, argumenta.
Como funciona
A Lei nº 10.097/2000 estabelece algumas normas para a contratação de jovens em busca de uma primeira oportunidade de emprego. A primeira e mais importante delas é que os participantes devem estar matriculados em alguma instituição de ensino. Isso porque o objetivo é inserir estudantes no mercado de trabalho, com jornadas reduzidas que não comprometam sua formação escolar. O jovem aprendiz contratado precisa estar inscrito em um curso preparatório de aprendizagem que tenha alguma relação com a sua área de atuação.
Para a empresa que deseja fazer parte do programa, basta entrar em contato com instituições habilitadas e matricular o seu ou os seus aprendizes nas turmas com inscrições abertas. Já o jovem deve ter de 14 a 24 anos incompletos, estar cursando o ensino fundamental ou o ensino médio e encontrar uma empresa que esteja contratando aprendizes. Não há limite máximo de idade para jovens com algum tipo de deficiência.
O Senac é uma das instituições que desenvolvem o Programa de Aprendizagem em Piracicaba e região. Para além do curso de Aprendizagem Profissional em Comércio de Bens, Serviços e Turismo, a instituição disponibiliza 17 cursos técnicos de diferentes áreas do conhecimento.
Para facilitar a conexão entre aprendizes e empresas, o Senac Piracicaba firmou parceria com o Software de Recrutamento e Seleção TAQE. Por meio de jogos, testes, aulas curtas e solicitação de informações, os dados dos jovens são cruzados com a cultura e perfil das vagas, podendo então ser recomendados às empresas que já têm ou que podem ter parceria com o programa da instituição.
Turmas abertas
O Senac Piracicaba tem três turmas disponíveis para inscrições no Programa Senac de Aprendizagem em 2022, com início em 25 de outubro, 16 e 17 de novembro. Para mais informações, empresas e estudantes podem acessar o site da instituição.
O Programa Senac de Aprendizagem é gratuito para as empresas dos setores de Comércio de Bens, Serviços e Turismo, contribuintes do Senac. Organizações interessadas devem procurar a unidade. A jornada semanal do aprendiz durante o programa será dividida entre as aulas do curso e a prática na empresa, seguindo cronograma combinado entre empresa e Senac.
“O aluno qualificado nos cursos do Programa Senac de Aprendizagem, além de ter como marcas formativas domínio técnico-científico, visão crítica e atitude empreendedora, sustentável e colaborativa, destaca-se também pela atitude saudável e principalmente pelo protagonismo juvenil, social e econômico, específicas do programa”, garante Danieli.
Serviço:
Senac Piracicaba
Endereço: Rua Santa Cruz, 1.148 – Alto, Piracicaba – SP
Informações: https://www.sp.senac.br/senac-piracicaba
Ideias & Efeito Comunicação
Giselly Abdala
