Coral abre inscrições e retoma participação presencial

Comandado pela regente Tania Pacca Perticarrari, o Coral Canto Alegre foi virtual em 2020 e volta com a participação presencial nesta 4ª temporada, patrocinado pela Oji Papéis Especiais

O Coral Canto Alegre está com inscrições abertas para a participação gratuita e presencial dos interessados a partir dos 15 anos de idade. Regido pela musicista Tania Pacca Perticarrari em parceria com a pianista Francine Rigitano, o grupo dará início a sua 4ª temporada no dia 20 de outubro e segue até março de 2022, com aulas semanais às quartas-feiras, das 19h às 20h15, no Centro Comunitário do Bairro Monte Alegre. As adesões podem ser feitas até o dia 18 de outubro, pelo e-mail coralcantoalegre@gmail.com, informando nome completo, data de nascimento e telefone para contato. As vagas são limitadas e preenchidas por ordem de inscrição.
Na temporada anterior, iniciada em outubro de 2020, em meio à pandemia, as aulas ocorreram virtualmente, uma experiência nova para todos os participantes. Com a moderação da pandemia devido ao aumento da vacinação, o projeto retomará as aulas presenciais, porém seguindo as medidas sanitárias necessárias, com uso de máscara, álcool em gel, distanciamento e apresentação do comprovante de vacinação – condição essencial para integrar o grupo.
Para esta 4ª temporada, o Canto Alegre foi contemplado mais uma vez com o patrocínio da empresa Oji Papéis Especiais de Piracicaba, localizada no bairro Monte Alegre, por intermédio da Lei de Incentivo à Cultura, com realização da Secretaria Especial da Cultura e Ministério do Turismo.

Cantar é colocar a emoção para fora
Para participar, não é preciso saber cantar, já que a finalidade é promover o contato com a linguagem musical e com o desenvolvimento pessoal por intermédio de exercícios rítmicos, corporais, de respiração, técnica vocal e experiências musicais que levem o participante a uma nova relação consigo. “O canto-coral é uma construção coletiva e uma forma de autoconhecimento”, afirma Tania, que também coordena o Teia Vocal, programa que proporciona música como ferramenta para o desenvolvimento.
A regente destaca a importância do retorno presencial como uma alternativa até mesmo terapêutica para quem, por quase dois anos, vêm se mantendo restrito em isolamento social. “A experiência virtual que tivemos foi muito positiva, mas a presencial é insuperável. O canto em grupo auxilia no bem-estar e desenvolvimento humano, em aprendizados como compartilhar, ouvir, interagir, vencer medos, timidez, estar juntos. Esse é nosso objetivo com o projeto e pelo 4º ano consecutivo encontramos apoio da Oji Papéis Especiais, uma empresa realmente dedicada a ações voltadas à valorização da vida.”
Ao longo dos cinco meses de projeto, a ideia é que o coral realize apresentações especiais, que serão programadas, finalizando com uma produção musical.

Histórico do Coral
O projeto Canto Alegre começou a ser desenvolvido em agosto de 2017, quando encontrou eco na multinacional japonesa Oji Papéis Especiais, abrindo à participação de seus colaboradores. Nos anos seguintes, ganhou o benefício da então Lei de Incentivo à Cultura e se expandiu para a comunidade piracicabana, com ensaios no Centro Comunitário do Monte Alegre.
Idealizadora do projeto, Tania Pacca Perticarrari é educadora musical especializada em regência coral. Atua nessa área há mais de 30 anos em Piracicaba e conta com a parceria da pianista Francine Rigitano nos trabalhos desenvolvidos pela Teia Vocal.

Produção musical
No início deste ano, como resultado dos encontros virtuais, o grupo produziu um audiovisual divulgado pelas redes sociais. O vídeo intercala paisagens naturais, frases de motivação e imagens dos rostos dos coralistas emoldurados pelas telas de computador, ao som de Semente do Amanhã (Gonzaguinha) e do clássico Trenzinho Caipira (Villa-Lobos/ Ferreira Gullar).
Confira a produção musical pelo Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=1OhnUIcw4pc

Serviço
Inscrições abertas para o Coral Canto Alegre, a partir dos 15 anos de idade. Vagas limitadas. Enviar e-mail com nome completo, data de nascimento e telefone, até o dia 18 de outubro, para coralcantoalegre@gmail.com. Início das aulas em 20 de outubro, todas as quartas-feiras, das 19h às 20h15, no Centro Comunitário Monte Alegre. Não é preciso saber cantar.
O Coral Canto Alegre é patrocinado pela empresa Oji Papéis Especiais por intermédio da Lei de Incentivo à Cultura, com realização da Secretaria Especial da Cultura e Ministério do Turismo.

Assessoria Coral Canto Alegre
Daniele Ricci

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.