Cinema e dança são foco da programação da Oficina Cultural Oswald de Andrade

São Paulo
Inscrições estão abertas para atividades on-line e gratuitas que incluem oficinas, workshops, exibição de espetáculo e palestra
A Oficina Cultura Oswald de Andrade, equipamento da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo e gerenciado pela Poiesis, continua com sua programação gratuita pelas plataformas virtuais. As inscrições estão abertas para a programação atual, que inclui oficinas, workshop, exibição de espetáculo e palestra sobre cinema e dança.
Com trechos de filmes, livros, revistas e depoimentos da época, a oficina “Rindo de quê? Uma introdução ao ciclo de ouro das comédias brasileiras” deseja apontar uma breve luz sobre o período em que o cinema brasileiro teve grande diálogo com o público. Os encontros acontecerão pela plataforma Zoom às segundas-feiras, de 19 de julho a 9 de agosto, das 19h às 21h. Para participar, os interessados devem se inscrever neste link .
O som torna-se uma forma de comunicação e nos permite identificar, por meio de ritmos e melodias, o que as narrativas fílmicas pretendem retratar nas salas de cinema, causando efeito, impacto psicológico, de forma a vivenciar o momento de forma inesquecível. A palestra Ouvindo o cinema com outros olhos buscará contextualizar um pouco desta linguagem a partir das obras dos compositores Ennio Morricone e John Williams. A atividade será realizada pelo Zoom no dia 2 de agosto, segunda-feira, das 19h às 21h. As inscrições estão abertas neste link até o dia 30 de julho.
“Sede” é um espetáculo solo de dança-teatro on-line que trata sobre a invisibilidade e os desafios da maternidade, associados à transformação física, emocional e social da mulher que nasce ao tornar-se mãe. O espetáculo aborda a solidão e a loucura advindas da exaustão da sobrecarga de tarefas, do confinamento do espaço e a da sobreposição dos universos emocionais, profissionais e familiares em um mesmo território, o da casa. A transmissão ficará disponível de 2 a 15 de agosto no YouTube das Oficinas Culturais.
A conversa entre Gabriela Alcofra, intérprete e dramaturga do solo, Leonardo Birche, diretor, Daniel Conti, responsável pela trilha sonora, e Marília Scharlach, diretora de fotografia e câmera, abordará os principais elementos e procedimentos para a adaptação de “Sede”, originalmente criado para ser apresentação em palco, com espectadores presenciais, ao formato de videodança. Dentre os temas a serem conversados pelos criadores, estão: a tentativa de criação, no vídeo, da atmosfera pensada para a apresentação em teatro, os recursos de fotografia e câmera utilizados, a edição do material e reconstrução do espetáculo na montagem fílmica e a criação de paisagens sonoras. O debate Do palco para o vídeo: a adaptação do solo “sede” para a videodança acontecerá no dia 5 de agosto, quinta-feira, das 19h às 20h20, pela plataforma Zoom. As inscrições devem ser feitas até o dia 4 de agosto, neste link .
Os encontros “Chamadas Audiovisuais”, com Rodrigo Gontijo e convidados, apresentam performances on-line e registros de performances realizadas por videochamada, seguidas de uma oficina sobre processos criativos. Em tempos de isolamento social, a atividade estimula as possibilidades criativas por meio de plataformas de videoconferência, na produção de happenings on-line. Os encontros pelo Zoom serão realizados às quartas-feiras, de 4 a 25 de agosto, das 19h às 21h. As inscrições estão abertas até o dia 25 de julho neste link .
A oficina O poder da cultura sonora no cinema pretende compreender como se organiza o pensamento sonoro dentro de um projeto fílmico. A partir de estudos e práticas da direção de som no cinema, serão propostos debates a respeito de conceitos e teorias do elemento sonoro nas produções cinematográficas, além de ampliar a percepção auditiva dos participantes por meio de exercícios e análises para identificar e desenvolver as diversas camadas que compõem o desenho de som de um filme. Os encontros acontecerão pela plataforma Zoom às segundas-feiras, de 9 a 13 de agosto, das 18h às 21h. Para participar, é necessário realizar a inscrição neste link até o dia 2 de agosto.
A Oficina de figurino: processos criativos e interlocuções cotidianas busca explorar a história e os campos de pesquisa e ideação, referentes a concepção de figurinos voltada à produção audiovisual. Serão analisadas desde as investigações estéticas, partindo do comportamento de moda como inspiração ao longo do tempo, até o conceito de “roupa – não-roupa”, a partir de processos que contemplem recursos materiais inusitados, upcycling e reuso de matéria-prima de descarte, além de diferentes técnicas de transformação. As aulas serão ministradas pelo Google Meet às terças e quintas-feiras, das 10h às 12h, de 10 a 26 de agosto. As inscrições estão abertas neste link até o dia 30 de julho.
SERVIÇO
WORKSHOP “RINDO DE QUÊ? UMA INTRODUÇÃO AO CICLO DE OURO DAS COMÉDIAS BRASILEIRAS”
Coordenação: Leandro Afonso
19/7 a 9/8 – segundas-feiras – 19h às 21h
Público: Interessados em História do Cinema Brasileiro e Comédia.
Indicação: maiores de 18 anos
Inscrições: Até 14/7
Seleção: Por ordem de Inscrição
Vagas: 30
Link para inscrição:
https://poiesis.education1.com.br/publico/inscricao/5f4f7141b65a730b4efb0e0d51f63e94
Plataforma: Zoom
PALESTRA: OUVINDO O CINEMA COM OUTROS OLHOS
Coordenação: Reynaldo Leite
2/8 – segunda-feira – 19h às 21h
Descrição do Público: interessados em geral.
Faixa Etária: maiores de 16 anos
Inscrições: Até 30/7
Seleção: Por ordem de Inscrição
Link para Inscrição: https://poiesis.education1.com.br/publico/inscricao/6eab78f10219a83895b2e2d71dc0656e
Vagas: 40
Plataforma: Zoom
EXIBIÇÃO DA VIDEODANÇA: SEDE
Videodança de Gabriela Alcofra com direção de Leonardo Birche
Período disponível para assistir: De 2/8 a 15/8
Faixa Etária: maiores de 16 anos
Participação: Aberta ao Público
Descrição do Público: interessados em geral.
Sem a necessidade de inscrição.
Plataforma: Youtube das Oficinas Culturais.
DEBATE “DO PALCO PARA O VÍDEO: A ADAPTAÇÃO DO SOLO “SEDE” PARA A VIDEODANÇA”
Com: Gabriela Alcofra, Leonardo Birche, Daniel Conti e Marília Scharlach
5/8 – quinta-feira – 19h às 20h20
Descrição do Público: interessados em geral.
Faixa Etária: maiores de 16 anos
Inscrições: Até 4/8
Link para Inscrição: https://poiesis.education1.com.br/publico/inscricao/0dec9888c9eef9448e080a18d01d5220
Seleção: Por ordem de Inscrição
Vagas: 30
Plataforma: Zoom
ENCONTROS: CHAMADAS AUDIOVISUAIS
Coordenação: Rodrigo Gontijo
4 a 25/8 – quartas-feiras – 19h às 21h
Público: Interessados em audiovisual, performance, música e artes do corpo.
Indicação: maiores de 16 anos
Inscrições: Até 25/7
Seleção: Carta de interesse
Vagas: 30
Link para inscrição:
https://poiesis.education1.com.br/publico/inscricao/750622b888646661fb918749ee3e550fPlataforma: Zoom
OFICINA: O PODER DA CULTURA SONORA NO CINEMA
Coordenação: Léo Bortolin
9 a 13/8 – segunda a sexta-feira- 18h às 21h
Descrição do Público: Público geral, com interesse em cinema, som no cinema, música, arte sonora, linguagem sonora, artes de modo geral.
Faixa Etária: maiores de 16 anos
Instruções Gerais: É necessário ter um celular smartphone com um app de gravação de sons, um par de fones, e/ou gravador de som com microfone direcional.
Inscrições: Até 2/8
Link para Inscrição: https://poiesis.education1.com.br/publico/inscricao/c4d2cec38fa1da8b5d37758873c3678d
Seleção: Análise de currículo e carta de interesse.
Vagas: 20
Plataforma: Zoom
OFICINA DE FIGURINO: PROCESSOS CRIATIVOS E INTERLOCUÇÕES COTIDIANAS
Moda
Coordenação: Wellington Mendes
10 a 26/8 – terças-feiras e quintas-feiras – 10h às 12h
Indicação: maiores de 16 anos
Inscrições: Até 30/7
Seleção: Por ordem de Inscrição
Vagas: 15
Link para inscrição:
https://poiesis.education1.com.br/publico/inscricao/e98cb037f376fa53b314c166766ef55e
Plataforma: Google Meet
Oficina Cultural Oswald de Andrade
Rua Três Rios, 363 – Bom Retiro – São Paulo
Telefone: (11) 3221-4704 | E-mail: oswalddeandrade@oficinasculturais.org.br
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira das 12h às 16h. Pessoas que desejam visitar exposições e grupos artísticos que precisam ocupar espaços para ensaios devem agendar antecipadamente pelo site https://oficinasculturais.org.br/unidade/oswalddeandrade/, onde também encontram informações sobre as medidas sanitárias para combater a proliferação da Covid-19.
Acessibilidade: rampa de acesso para cadeirantes
Programação gratuita
Parte da programação é mantida de forma virtual. Saiba mais: https://www.oficinasculturais.org.br e https://poiesis.org.br/maiscultura/
SOBRE A OFICINA CULTURAL OSWALD DE ANDRADE
A Oficina Cultural Oswald de Andrade realiza atividades na formação e difusão cultural em diferentes linguagens artísticas. As atividades são gratuitas e no formato de oficinas, workshops, núcleos de estudos, seminários, residências artísticas, intercâmbios, apresentações cênicas, exposições, entre outros. Em seus 30 anos de existência, passaram pela Oficina grandes nomes como Quentin Taratino, Klauss Vianna, Nuno Ramos, além de importantes companhias nacionais e internacionais como Théâtre du Soleil, The Workcenter of Jerzy Grotowski, e Thomas Richards e Teatro da Vertigem.
Em 2015, a Oficina foi indicada ao Prêmio Shell na categoria Inovação “pela ampliação e renovação no acolhimento de projetos de artes cênicas, com a plena ocupação de seu espaço por grupos e companhias de teatro, com uma ousada agenda cultural que potencializa a revitalização do bairro do Bom Retiro”. Em 2019, também ganhou o Prêmio APCA como a Melhor programação de dança na categoria Projeto/Programa/Difusão/Memória. Oficinas Culturais é um programa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, que atua, desde 1986, na formação e na vivência da população no campo da cultura. O Programa é administrado pela organização social Poiesis.
SOBRE A POIESIS
A Poiesis – Organização Social de Cultura é uma organização social que desenvolve e gere programas e projetos, além de pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais, voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.
Poiesis – Coordenação de Comunicação
Carla Regina
Assessoria de Imprensa

Luiza Lorenzetti
Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.