O Que a Rinoplastia Pode Fazer Por você?

Rinoplastia – Entre a Saúde e a Beleza- Tudo O Que Você Precisa Saber!

Não é de hoje que o Brasil é um dos líderes no mundo em Cirurgias Plásticas. Anualmente nós alcançamos o número de um milhão de procedimentos e a Rinoplastia está entre as mais procuradas, principalmente por uma questão estética, já que além de problemas nasais, a maior parte da procura vem devido aos traumas de infância e adolescência, da baixa autoestima, entre outros.
A Rinoplastia é responsável pela alteração da estrutura nasal, que busca tanto uma melhoria estética quanto uma correção na estrutura óssea ou na cartilagem para um funcionamento respiratório mais adequado.
Ou seja, através de um procedimento cirúrgico, a Rinoplastia pode oferecer uma harmonização estética do rosto e uma remodelagem no nariz, como vimos virar febre entre as blogueiras e atrizes nos últimos anos.
Mas também deve ser feita para resolver algum problema de saúde, corrigindo disfunções respiratórias, por exemplo.


O Dr. Mário Dossi, médico otorrinolaringologista, especialista em Rinoplastia, membro do corpo docente da Universidade Federal da Grande Dourados ( UFGD), diz que as principais causas para a Rinoplastia são: diminuição da giba nasal ( proeminência no dorso do nariz), definição e rotação da ponta nasal ( arrebitar o nariz) e diminuir a largura do nariz (diminuindo a asa nasal ou projetando a ponta do nariz).
Sendo um procedimento cirúrgico, deve ser realizado em um hospital com todo o equipamento necessário em um ambiente adequado. – Completa o especialista.
A Rinoplastia se utiliza de duas técnicas; a exorrinoplastia, em que uma pequena incisão é feita na base do nariz, na região da columela, e também na parte interna das narinas, também é chamada de técnica aberta. A endonasal, ou técnica fechada, é quando as incisões são feitas apenas dentro das narinas.
A área médica chamada Otorrinolaringologia é responsável pelo ouvido (oto), nariz (rino) e garganta (laringo). Dependendo das suas especializações, ele poderá ter outras atribuições.
O otorrino, com formação em Rinoplastia, tem a vantagem de oferecer o tratamento completo para o paciente. Explica o Dr. Mario Dossi, que hoje se dedica basicamente a esta área.
É importante que haja uma sintonia entre o profissional, o médico otorrino com especialização em rinologia e o paciente. Assim ele evitará falsas expectativas.
Cuidados No Pós Operatório:
Segundo o Dr. Mario Dossi, depois de feita a cirurgia, os cuidados que o paciente deve ter são: evitar esforço físico, usar filtro solar, não deitar sobre o nariz, não se expor ao sol e lavar o nariz com soro fisiológico.
Mas ele diz, que no geral, entre 7 a 15 dias, o paciente já pode voltar as suas atividades no trabalho, desde que os procedimentos para a recuperação sejam respeitados.
As restrições para a Rinoplastia são:
• Hipertensão arterial não controlada
• Doenças infecciosas em atividade
• Diabetes descompensada
• Problema cardíaco grave
• Problemas de coagulação de sangue não corrigidos
É comum, por exemplo, o paciente que necessita corrigir alguma disfunção nasal, também acabe fazendo alguma correção estética se achar necessário. E também há casos em que o paciente, em busca de um tratamento estético, acaba sendo diagnosticado com algum problema funcional.

CRÉDITOS:
Dr Mário Dossi é Médico otorrinolaringologista formado pela UFMS, Especialista em Rinoplastia e Otoplastia, Título de Mestre pela UFGD e Professor de Otorrinolaringologia na UFGD.
Membro da ABORLCCF.

Marcela Melo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.