Vinhos brancos e rosés ganham destaque no verão brasileiro

Refrescantes, são excelentes opções para brindar nos dias quentes da estação e harmonizar com comidas leves, como saladas, peixes e frutos do mar

O aumento da temperatura gera mudança nos hábitos de consumo dos brasileiros e no mundo dos vinhos a prática não é diferente. Programas a céu aberto ganham a cena e combinações de pratos e rótulos leves se tornam protagonistas para aproveitar o clima tropical. Neste período, exemplares brancos e rosés são destaque no mercado, mas, há quem diga que não foi sempre assim.

Segundo André Dian, especialista em vinhos e sócio proprietário da Grand Cru Campinas, a mudança das características dos rosés foi um fator primordial para o aumento do consumo da bebida do País. “Antigamente, o vinho rosé era denso, vermelho e encorpado … quase um tinto. Hoje, seguindo o estilo Provence, ele é leve, claro e com uma graduação alcoólica mais baixa, o que permite uma pessoa beber mais sem enjoar”, ressalta o expert.

O empresário enfatiza não haver uma regra para a escolha do vinho, porém destaca que a harmonização com os pratos é fundamental para uma experiência enriquecedora. Para esta época, ele sugere apostar em alternativas com boa acidez e maior intensidade aromática.

Dian ainda explica que, ao contrário do que muitos imaginam, os tintos podem, sim, combinar com o verão. “Quem gosta de vinho bebe o ano todo, independente da estação. É válido lembrar que o rótulo deve ser escolhido de acordo com a comida, e não com a temperatura do ambiente. Ela pode até ajudar, mas não deve ser o fator decisivo”, pontua.

Para os apaixonados por esse estilo, apostar em exemplares leves e fáceis de harmonizar, como os produzidos com a uva Pinot Noir, é uma boa opção. O especialista sugere os rótulos Humberto Canale Pinot Noir (Argentina), Erazuriz Estate Pinor Noir (Chile) e Amiot Guy Pinot Noir (França).

Até o dia 18 de fevereiro de 2020, a Grand Cru Campinas, com unidades no Cambuí e no Parque D. Pedro Shopping, incentiva os clientes a abastecerem a adega e oferece produtos selecionados com até 40% off.

Para aproveitar, mesmo em casa, os dias quentes da estação, o expert indica exemplares brancos e rosés que prometem agradar a todos os paladares e combinar com diversas ocasiões.

  • Brise Marine Estandon (França)

Frutado, leve e fresco, é fácil de beber e vai bem com carnes brancas, peixes grelhados e saladas. Em boca, é agradável e bem equilibrado. Um rosé típico da região de Provence.

  • Berne Emotion (França)

Com uma coloração rosa salmão elegante, é rico em frescor e apresenta notas que remetem a frutas cítricas. Uma ótima opção para presentear e aproveitar dias quentes na praia.

  • Tramari San Marzano (Itália)

Originado na Puglia, sua cor tem delicadeza, mas mostra a personalidade da região no sul da Itália e de sua principal uva, a Primitivo. O aroma intenso e persistente, combinado com o frescor, faz dele um vinho ideal para o dia a dia.

  • Mazzei Asiza (Itália)

Branco, com notas florais, cítricas e minerais, é de persistência e acidez média e corpo leve. Combina com risoto de frutos do mar e carpaccio de atum.

  • Bouchard Borgonha Chardonnay (França)

Suave, fresco e cheio de sabor, é flexível e caracterizado por uma agradável espontaneidade. Um branco leve, com passagem de sete meses em barril de carvalho, e que deve ser bebido jovem.

  • Errazuriz Estate Reserva Sauvignon Blanc (Chile)

Com visual amarelo e reflexos esverdeados, tem acidez refrescante, grande profundidade e persistência. Em boca, são percebidos aromas de casca de tangerina, frutas tropicais e notas herbáceas.

Sobre a Grand Cru Campinas

Reconhecida pelo portfólio ímpar, a Grand Cru Campinas oferece praticidade com o serviço de delivery e possibilita que os clientes recebam em casa os mais de 800 rótulos disponíveis. As entregas são realizadas de segunda a sexta, das 9h30 às 17h, em toda a região. Para quem preferir, os pedidos podem ser retirados na loja até as 18h. Entre os diferenciais da maior rede de lojas de importação de vinhos no País está a atenção especial à seleção da bebida: todas passam pelo aval de uma exigente equipe de Sommeliers, formada por alguns dos principais profissionais do Brasil.

A unidade no Cambuí conta com um Empório repleto de itens variados e exclusivos em Campinas. Queijos artesanais da Fazenda Atalaia, antepastos da La Pastina, Kits Easy Drinks – para Gin Tônica -, nuts, snacks, frutos do mar, geleias, azeites, massas, jamóns, temperos e pães congelados estão entre as opções.

O delivery é cortesia para compras acima de R$ 150,00.

Serviço:
Cambuí

Endereço: Rua Dr. Sampaio Ferraz, 336 – Campinas – SP
Telefone: (19) 3252-4311
Delivery: (19) 99594-0094 (WhatsApp)
Instagram: @grandcrucampinas

Parque D. Pedro Shopping

Endereço: Av. Guilherme Campos, 500 – Jd. Santa Genebra- Campinas – SP
Telefone: (19) 3397-9747
Instagram: @grandcrudompedro

Bianca Massafera e Kátia Nunes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.