Virada Cultural terá Sandra Rodrigues, Rashid, Jorge Vercillo, Mariana Aydar, Cezar e Paulinho

Autor: Matheus Souza – Mtb: 77.282/SP

A Virada Cultural em Piracicaba contará com Sandra Rodrigues, o rapper mineiro Rashid, Jorge Vercillo, Mariana Aydar e Cezar e Paulinho no Palco 1 do Engenho Central. A programação foi divulgada ontem (03) pela Secretaria de Estado da Cultura. Além de Piracicaba, participam outras 20 cidades do interior e litoral. A iniciativa é uma co-realização entre a Secretaria de Estado da Cultura por meio da Apaa (Associação Paulista dos Amigos da Arte) e Prefeitura de Piracicaba, por intermédio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural). A entrada para todas as apresentações é gratuita.

Além das atrações musicais, o Palco 1 receberá o grupo de dança West Side, em apresentação na noite de sábado e o humorista Ben Ludmer, na abertura da programação no domingo. Esta edição da Virada Cultural contará com uma participação maior do sertanejo, com as duplas Léo e Junior, Hugo e Tiago, além de Cezar e Paulinho A presença do segmento, segundo a Secretaria da Cultura, “atende a uma demanda das cidades e também reflete o gosto da população paulista”.

De acordo com o secretário de Estado da Cultura, José Luiz Penna, “a Virada Cultural Paulista terá, neste ano, a diversificação de linguagens artísticas no palco principal. Em algumas cidades, blocos de carnaval farão desfiles para atrair o público das ruas próximas para o palco externo do evento; em outras, a programação do dia começará com set lists preparadas especialmente por Djs. A Virada Cultural Paulista está cada vez mais diversificada e falando a linguagem de todos”.

Vinte e duas cidades participam da Virada Cultural Paulista 2017, que este ano acontece em quatro finais de semana consecutivos:13 e 14 de maio nos municípios de Assis, Caraguatatuba, Franca, Indaiatuba, Registro e Guarulhos; 20 e 21 de maio em Araraquara, Bauru, Ilha Solteira, Limeira, Mogi das Cruzes e Santa Bárbara D’Oeste, além da Virada Cultural da Capital, que terá apoio da VCP este ano. Já nos dias 27 e 28, a Virada chega a Botucatu, Piracicaba, Marília, Ribeirão Preto, Votuporanga, Santos e Itapetininga; e o encerramento será em 3 e 4 de junho nas cidades de Taubaté e Sorocaba. Guarulhos e Itapetininga participam do evento pela primeira vez.

A programação da Virada também ganha reforço com atrações do SESC-SP nos municípios onde mantém unidades.

Realizadores

A Virada Cultural Paulista é uma realização do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, que investe na programação artística principal. Os municípios são correalizadores, ficando responsáveis pela montagem da infraestrutura de palco, som, segurança e limpeza, além de reforço à programação artística. Pela primeira vez, a Virada terá apoio do Ministério da Cultura, por meio do Fundo Nacional de Cultura e da Lei Rouanet. Além do SESC-SP, também apoia o evento o festival Risadaria, que contribui com a participação dos artistas de stand up comedy.

O evento é produzido pela Apaa – Associação Paulista dos Amigos da Arte, organização social de cultura parceira da Secretaria.

Histórico

Criada em 2007 pelo Governo do Estado de São Paulo, a Virada Cultural Paulista tornou-se o mais relevante evento cultural do interior e litoral paulistas, com a proposta de promover um grande festival gratuito e simultâneo em cidades de médio e grande porte. Desde o princípio, a Virada tem buscado proporcionar ao público o acesso às melhores produções artísticas do País, nas mais variadas linguagens: música, dança, circo, artes cênicas, arte para crianças, dentre outras.

No ano passado, a Virada aconteceu em 23 cidades, com a presença de mais de 900 mil pessoas.

Programação da Virada Cultural em Piracicaba – Palco 1

Sábado

19h30: Sandra Rodrigues – Tributo à Clara Nunes

21h: West Side – grupo de dança

22h30: Rashid – rap

0h: Jorge Vercillo – MPB

Domingo

15h30: “Sem Cartola”, com Ben Ludmer – humor

17h: Mariana Aydar

18h30: Cézar e Paulinho

Fonte: Ascom – Setur/Semac