Toyota comunica recall de veículos modelo Prius

A Toyota do Brasil convocou nesta quarta-feira (12/9), os proprietários dos veículos modelo Prius, fabricados entre 13/10/15 e 15/5/18, com números de chassis – código alfanumérico JTDKB3FU – (últimos 7 dígitos) 3000137 – 3602652, a agendarem junto a uma concessionária da marca, a partir de 1 de outubro, a instalação no chicote elétrico de uma fita protetora mecânica resistente a atrito. Se o dano ao chicote for irreparável haverá a sua substituição por um novo devidamente guarnecido pela fita protetora.

No comunicado, a empresa informa que este modelo de veículo possui um chicote elétrico que está conectado a unidade de controle de potência do sistema híbrido. E que, pode acontecer deste chicote manter contato com a capa de proteção dele próprio e, se tal fato ocorrer, o atrito produzido entre ambas às peças causará o desgaste do isolamento do chicote com o risco de curto-circuito que poderá causar incêndio no compartimento do motor do veículo. Este defeito pode implicar em danos materiais e lesões físicas ou até mesmo fatais ao condutor e demais ocupantes do veículo caso o incêndio se propague.

Para agendamento e mais informações, a Toyota disponibiliza o telefone 0800 703 0206 o site www.toyota.com.br

O Procon-SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Governo do Estado de São Paulo, orienta os consumidores sobre seus direitos: A empresa deverá apresentar os esclarecimentos que se fizerem necessários, conforme determina o Código de Defesa do Consumidor, inclusive com informações claras e precisas sobre os riscos para o consumidor.

O que diz a lei

O Código de Defesa do Consumidor (CDC), em seu artigo 10, estabelece que: “O fornecedor não poderá colocar no mercado de consumo produto ou serviço que sabe ou deveria saber apresentar alto grau de nocividade ou periculosidade à saúde ou segurança.

§ 1º O fornecedor de produtos e serviços que, posteriormente à sua introdução no mercado de consumo, tiver conhecimento da periculosidade que apresentem, deverá comunicar o fato imediatamente às autoridades competentes e aos consumidores, mediante anúncios publicitários.”

Outra questão importante, que deve ser observada pelos consumidores, refere-se a exigência do comprovante de que o serviço foi efetuado, documento que deverá ser conservado e repassado adiante, em caso de venda. Caso tenha sido comercializado mais de uma vez, o atual proprietário terá o mesmo direito ao reparo gratuito.

Conforme a Portaria Conjunta nº 69 de 15/12/2010, da Secretaria de Direito Econômico e do Diretor do Departamento Nacional de Trânsito, o veículo que não for reparado/inspecionado em até 12 meses, após o início da campanha de recall, terá a informação lançada no campo ‘observações’ do próximo CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo) emitido pela autoridade de trânsito.

Os consumidores que já passaram por algum acidente causado pelo defeito apontado poderão solicitar, por meio do Judiciário, reparação por danos morais e patrimoniais, eventualmente sofridos.

A Fundação Procon-SP mantém, desde 2002, um banco de dados com informações sobre todas as campanhas de recalls realizadas no Brasil: http://sistemas.procon.sp.gov.br/recall/.

Fundação Procon-SP
Assessoria de Comunicação