Sesc Piracicaba traz o Carnaval brincado nas principais folias do Brasil

Dani Vieira

As tradicionais marchinhas cantadas de norte a sul do país, os sambas-enredo das escolas de samba do Rio de Janeiro e São Paulo, o frevo de Pernambuco, o axé da Bahia e suas influências e o carnaval amazônico com toda alegria e magia do Festival Folclórico de Parintins no ritmo do carimbó, do afoxé e do boi bumbá farão parte da programação do Carnaval de Todas as Regiões na unidade do Sesc Piracicaba. Além dos shows, a programação também contempla oficinas de máscaras carnavalescas e eminhas, com o Tony Azevedo do Bloco da Ema e espetáculo infantil com Encantoria e Grupo Manuí.

Programação completa em sescsp.org.br/piracicaba

Horário especial de funcionamento durante o Carnaval:
Sábado, domingo, segunda e terça-feira: das 9h15 às 18h15
Quarta-feira: unidade fechada

AGENDA | CARNAVAL NO SESC PIRACICABA

Oficina
Confecção de Máscaras
Feitas com papel e material reciclável. Com Tony Azevedo, artista visual, músico, produtor cultural e criador do Bloco da Ema.
Dia 3, sábado, 10h.
Espaço de Tecnologias e Arte. Grátis. Não recomendado para menores de 10 anos.

Show
Bê a Braga! O Carnaval de Braguinha
O Bloco da Cana Doce traz as marchinhas, tradição carnavalesca do Brasil que animava os carnavais antes das escolas de samba e dos trios elétricos. O ritmo, herdado das marchas portuguesas, ganhou novos instrumentos e incorporou a essência brasileira com letras divertidas e, muitas vezes, politicamente incorretas. Neste show a banda faz referência aos bloquinhos de carnaval.
Dia 9, sexta, 20h.
Comedoria. Grátis. Livre.

Oficina
Construção de Eminhas
A partir de papel, fitas, tecido de chita e materiais recicláveis, o encontro ministrado pela professora de artes visuais Camila Daniele Santos propõe um momento de criatividade entre pais e filhos. Haverá também um cortejo infantil com o artista Tony Azevedo e convidados.
Dia 10, sábado, 10h.
Espaço de Tecnologias e Arte. Grátis. Não recomendado para menores de 10 anos.

Espetáculo
Encantoria na Folia
O grupo mescla referências da cultura popular, grandes compositores e seu trabalho autoral. A proposta faz um passeio pelos ritmos carnavalescos e brincadeiras populares em todo o Brasil e traz metais, bateria, percussões, vocais, acordeon, cavaco, violão, baixo e brincantes com bonecos, danças e brincadeiras. Com Encantoria e Grupo Manuí.
Dia 10, sábado, 16h.
Ginásio. Grátis. Livre.

Show
Os Sambas-Enredo Inesquecíveis
O samba-enredo norteia o desfile de uma escola de samba, populariza temas importantes e traz informação para a população em forma de música, dança e fantasias. Neste show, a Bateria Classe A, de Indaiatuba (SP), relembra os sambas enredos mais marcantes e relevantes da história dos desfiles.
Dia 11, domingo, 16h.
Ginásio. Grátis. Livre.

Show

Ellen Fernandes

 

 

No Ritmo Nortista
A cantora amazonense Ellen Fernandes convidada a representar o norte do país, faz um mergulho nos ritmos de carimbó, lambada e boi-bumbá, com músicos da cidade de São Paulo. As intervenções de dança ficam a cargo de bailarinos experientes que representarão esses principais ritmos, além de personagens típicos das danças. As lendas, os mitos e os fatos da história são recriados e exibidos de maneira contagiante.
Dia 12, segunda, 16h.
Ginásio. Grátis. Livre.

 

 

 

 

 

Show
No Ritmo Nordestino
Dani Vieira é baiana mergulhada na música e em outras vertentes da arte. Cresceu cantando em Salvador, viveu um tempo na Europa e bebe em muitas fontes da música, sobretudo a brasileira. Para embalar este espetáculo, dois casais de pernaltas do grupo Pernaltas do Orun convidam o público a dançar e festejar o que há de mais brasileiro e genuíno na cultura do nordeste.
Dia 13, terça, 16h.
Ginásio. Grátis. Livre.

Infinito Universo dos Sons
Um recorte em carnaval: Música faz bem! É com esse lema que o Sesc, em parceria com a Escola de Música de Piracicaba Maestro Ernst Mahle (Empem), convida a conhecer os instrumentos e propõe experiências musicais, sensibilidade e o prazer de se mergulhar no universo da música.
Dia 3 – Trompete
Dia 10 – Percussão (caixa, reco-reco, chocalho, entre outros)
Dia 17 – Saxofone
Dia 24 – Cavaquinho, pandeiro e tamborim
Sábados, 12h30.
Comedoria. Grátis. Livre.

SERVIÇO
Carnaval de Todas as Regiões
Mais informações: (19) 3437-9292
Endereço: Rua Ipiranga, 155 – Centro
sescsp.org.br/piracicaba
facebook.com/sescpiracicaba

Rafaela Ometto Berto