Sesc Piracicaba recebe Semana Mundial do Brincar

De 20 a 28 de maio, as unidades do Sesc-SP realizam a Semana Mundial do Brincar com o tema “O Brincar que Encanta o Tempo”. As atividades propõem a brincadeira como elemento fundamental da cultura da infância, que contribui para a criação de vínculos, é fonte de prazer e expressão, além de aproximar adultos e crianças numa convivência lúdica. Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público.

 

Em Piracicaba, a programação prevê contação de histórias em libras, vivências, espetáculos de teatro e oficinas e traz como destaque o Encontro – “Políticas públicas para o brincar na infância” em 25 de maio, às 20h, no Teatro do Sesc. Com participação de Marise Teixeira Cabral, que atuou por 34 anos como educadora, coordenadora e gestora de programas sócio educativos e físico esportivos do Sesc Santos; Pedro Kawai, vereador de Piracicaba  e Letícia Zero, coordenadora da Aliança pela Infância, a atividade visa debater as políticas públicas para a infância na cidade de Piracicaba, destacando a importância do brincar na formação da criança. A entrada é gratuita e os ingressos devem ser retirados com 1h de antecedência.

PROGRAMAÇÃO NO SESC PIRACICABA

 

Dia 20/5

 

Teatro

A Ver Estrelas, com Cia Azul Celeste, às 16 horas.

Essa é história de Jonas, um rapaz quieto e pacato que vive na tranquila Vila da Solidão. Num determinado momento que está só em seu quarto, ele se perde em seus pensamentos observando as estrelas. Num misto de sonho e realidade, Jonas se vê cercado pelos seres encantados que moram em sua imaginação. Sem perceber, vai parar num lugar onde tudo pode acontecer, o País do Navegar. Essa trajetória mostra a Jonas a oportunidade de sair de sua monotonia – o Reino a Ver Estrelas – e se permitir descobrir como aproveitar melhor os seus dias, experimentando os conflitos que são estranhos ao seu universo. Indicado para crianças a partir de 6 anos. Grátis.

 

Recreação

Pais e filhos: Atividades que propõem a interação de pais e filhos de forma lúdica e divertida, promovendo a integração e fortalecimento das relações familiares. Dias 20 e 27, sábados, 14h30, na Sala de Expressão Corporal. Grátis. Livre. Entrega de senhas no local com 30 minutos de antecedência.

Dia 21/5

Contação de histórias

Histórias de Brincar: Para tempo! Tá na hora da contação!  Vamos atrás das palavras com a pedagoga e professora de educação infantil, Dani Farto. Às 11 horas, na Sala de Leitura. Grátis. Livre.

 

Nem-te-conto, continente!: Lendas e rendas Aimarás, Mapuches e Guaranis adaptadas para o português. A cada encontro, um músico especialista acompanha a cantora e contadora de histórias Nina Neder costurando trilha sonora e canções tradicionais da cultura de povos originários da América Latina. Às 14 horas no Teatro da unidade. Livre.

 

Florencia, a menina Rapa Nui: Emilio de Angeles, do grupo Tarancón, traz os instrumentos musicais quena, sikuris e zamponha para contar a lenda da origem da música, pertencente aos Mapuches, povo indígena da região centro-sul do Chile e do sudoeste da Argentina. Às 14 horas no Teatro da unidade. Livre.

 

Espaço Lúdico

Especialmente planejado e destinado à valorização do brincar. Estímulo ao vínculo e ao diálogo entre gerações. Sala do Curumim. Grátis. Livre. Crianças menores de 7 anos devem estar acompanhadas por um responsável. Dia 21, domingo, com Jogo de Damas a partir das 14 horas.

 

Dia 23/5

Campos de experiências

Brincadeiras para explorar diversas experiências com cilindros, bolinhas de gel, trigo, areia, folhas, pedras, tecidos, grãos, casca de árvores, flores, além de exercitar a criatividade com brinquedos não estruturados. Com a pedagoga e professora de educação infantil Dani Farto. De 23 a 26, terça a sexta, 14h. Dia 27, sábado, 13h30. Beco do Ginásio. Grátis. Livre.

 

Dança

Corpoesia para primeira infância: Nas palavras de grandes poetas brasileiros encontramos inspiração para transformá-las em movimento, dançando essa relação e trazendo para o corpo uma dança conectada com sua cultura, costumes, referências e histórias. Com Vivian Trivelin, educadora e artista. Dias 23, 24 e 26, terça, quarta e sexta, 15h15. Espaço Brincar. Grátis. Livre.

 

Curso

Recuperação e Reaproveitamento de Jogos de Madeira: Aprenda a fazer pequenos reparos em jogos de madeira e, assim, garantir seu uso e diversão por mais tempo. Dias 23, 25, 30/5 e 01/6, terças e quintas, 19h. Espaço de Tecnologias e Artes. Grátis. Livre. Inscrições: sescsp.org.br/piracicaba.

 

Dia 25/5

Encontro

“Políticas públicas para o brincar na infância”. Visa debater as políticas públicas para a infância na cidade de Piracicaba, destacando a importância do brincar na formação da criança. Com Marise Teixeira Cabral, atuou por 34 anos como educadora, coordenadora e gestora de programas sócio educativos e físico esportivos do Sesc Santos; Pedro Kawai, vereador de Piracicaba  e Letícia Zero, coordenadora da Aliança pela Infância. Às 20 horas. Teatro. Grátis. Não recomendado para menores de 12 anos. Retirada de ingressos com 1h de antecedência.

 

Dia 27/5

Teatro

“Dom Quixote, o Cavaleiro Sonhador”, com a Cia Trecos e Cacarecos numa adaptação de Kelly Orasi para a obra clássica de Miguel de Cervantes. Enquanto o mundo começa a ser explorado pelas navegações, um velho fidalgo ainda sonha em ser cavaleiro.  Com a velha armadura de seu bisavô, o herói Dom Quixote de La Mancha sai em busca do amor e da justiça, sustentado por seu fiel escudeiro Sancho Pança. Às 16 horas, grátis. Indicado para crianças a partir de 5 anos. Retirada de ingressos com 1h de antecedência.

 

Vivência artística

(Em Libras) Através de histórias com jogos e brincadeiras: Patrícia Torres, atriz, contadora de histórias e arte-educadora na Cia Narrar – Histórias Teatralizadas e Thalita Passos, contadora de histórias no Grupo Mãos de Fada, utilizando a linguagem de sinais, trazem jogos lúdicos teatrais cheios de brincadeiras para a partilha de experiências entre as crianças surdas e ouvintes. Às 10 horas, na Comedoria. Grátis. Livre.

 

Recreação

Pais e filhos: Atividades que propõem a interação de pais e filhos de forma lúdica e divertida, promovendo a integração e fortalecimento das relações familiares. Às 14h30, na Sala de Expressão Corporal. Grátis. Livre. Entrega de senhas no local com 30 minutos de antecedência.

 

Dia 28/5

Mágica

Espetáculo itinerante “Água, fonte de mágica”. Edson Iwassaki realiza seus truques de mágica utilizando a técnica de close up (feita bem perto do público), tendo a água como elemento principal na realização de efeitos mágicos de transformação e reação de forma divertida e lúdica. Iwassaki circula entre o público com uma mesinha e sobre ela um compartimento transparente cheio de água onde os efeitos mágicos acontecem. Às 14 horas, grátis. Livre.

 

Contação de histórias

 

– Nem-te-conto, continente!: Lendas e rendas Aimarás, Mapuches e Guaranis adaptadas para o português. A cada encontro, um músico especialista acompanha a cantora e contadora de histórias Nina Neder costurando trilha sonora e canções tradicionais da cultura de povos originários da América Latina.

– Pacha Mama e a lenda da boca da terra: João Arruda e seu charango, instrumento de corda, conta a lenda dos povos Diaguitas.

As duas apresentações acontecem simultaneamente às 11 horas na Sala de Leitura. Grátis. Livre.

 

Em Libras

Escuta como escuto: Patrícia Torres e Thalita Passos utilizam Libras, linguagem de sinais, e o português para narrar histórias do folclore brasileiro como o conto Pedro, José e João, de Câmara Cascudo. Às 10 horas, na Sala de Leitura. Grátis. Livre.

 

Espaço Lúdico

Especialmente planejado e destinado à valorização do brincar. Estímulo ao vínculo e ao diálogo entre gerações. Sala do Curumim. Grátis. Livre. Crianças menores de 7 anos devem estar acompanhadas por um responsável. Às 14 horas, com atividade “Mosaico: elaborado com retalhos de E.V.A”, na Sala do Curumim. Grátis. Livre.

 

Espaço de Brincar

Ambiente lúdico onde a brincadeira coletiva, a convivência e a ludicidade são estimuladas.

Terças a sextas, 13h30 às 20h30. Sábados e domingos, 9h30 às 17h30. Grátis. Destinado às crianças até 6 anos acompanhadas de seus responsáveis.

 

SESC PIRACICABA

Semana Mundial do Brincar no Sesc Piracicaba (Rua Ipiranga, 155 – Centro). Informações: sescsp.org.br/piracicaba

Colaborou o jornalista Felipe Poleti.

CRÉDITO DAS FOTOS: Acervo do Sesc/Divulgação