Projeto ‘CONSERTÃO’ Estreou Em Piracicaba Na Ultima Sexta

Na noite da última sexta-feira (19/01), o projeto ConSertão foi lançado na cidade de Piracicaba, na Esalq/USP. Os artistas Cláudio Lacerda, Neymar Dias e Lula Barbosa; e a Orquestra Sinfônica de Piracicaba, sob a regência de Luís Fernando Fischer Dutra, emocionaram e fizeram um espetáculo inesquecível para as cerca de 2.500 pessoas que prestigiaram o concerto em homenagem a grandes compositores da música caipira.

O projeto ConSertão foi concebido por Cláudio Lacerda, renomado cantor da música campesina e Diretor da Cantoria Produções Artísticas, e consiste em uma itinerância de concertos ao ar livre e gratuitos em homenagem a compositores da música caipira. Segundo Cláudio, o objetivo do projeto “é elevar a música caipira a um patamar que ela merece, valorizando a cultura do campo. Isso é uma bandeira para mim! O repertório é formado por clássicos do gênero, canções que ajudaram a moldar a identidade cultural do interior de São Paulo e Estados vizinhos, região conhecida como Paulistânia”.

A maioria dos compositores homenageados no projeto é de São Paulo, estado onde se originou uma parcela de fundamental importância dos compositores e intérpretes do gênero. São eles: Teddy Vieira (Boiadeiro Errante); Adauto Santos (Triste Berrante); Raul Torres e João Pacífico (Cabocla Tereza); Palmeira (Disco Voador); Dino Franco e Zé Fortuna (Cheiro de Relva); Belmonte e Goiá (Saudade da Minha Terra); Serrinha e Athos Campos (Chitãozinho e Xororó); Elpídio dos Santos (Você Vai Gostar); Pedro de Sá Pereira e Ary Machado (Chuá Chuá); Angelino de Oliveira (Tristezas de Jeca); Lourival dos Santos e Tião Carreiro (Chora Viola); Renato Teixeira (Romaria); e Rolando Boldrin (Vide Vida Marvada).

As músicas destes compositores ganharam arranjos inéditos produzidos pelo músico Neymar Dias, que também é diretor musical e solista de viola caipira no projeto. O público de Piracicaba foi o primeiro a ouvir as canções sob os arranjos de Neymar.

A Orquestra Sinfônica de Piracicaba (OSP), conjunto de música erudita com maior tempo em atividade no país, com 117 anos de trajetória, participou da estreia do ConSertão em sua cidade sede e também acompanhará o projeto nas outras 4 cidades previstas.

“A estreia é sempre uma expectativa muito grande, e às vezes o nervosismo e a ansiedade podem atrapalhar um pouco, mas quando chegamos à Piracicaba e tivemos contato com o Maestro Luis Fisher Dutra e com os músicos da OSP, tanto eu como o Neymar ficamos muito tranquilos e bem amparados. A entrega foi total e estávamos todos bem preparados”, contou Cláudio Lacerda, que ainda elogiou o público piracicabano: “o público foi simplesmente maravilhoso! As pessoas cantaram, estavam todas atentas às falas que apresentavam as canções e seus compositores. Foi emocionante a maneira como eles nos acolheram! Piracicaba, que eu adoro tanto! A escolha para a estreia não poderia ter sido melhor!”.

O Maestro Luís Fernando Fischer Dutra, regente da OSP no ConSertão, conta como foi a sua experiência e do conjunto na estreia do projeto: “desde que fui convidado para ser o Maestro da OSP nos ConSertões, fiquei numa expectativa muito grande, pois seriam arranjos inéditos feitos por um amigo muito querido e grande músico. Além da presença do Neymar, autor destes arranjos, ainda estariam no palco dois grandes artistas que sempre admirei muito: Cláudio Lacerda e Lula Barbosa. Chegando as partituras, foi um ‘amor à primeira vista’, pois a orquestra não seria um mero ‘instrumento acompanhador’ e sim, um coadjuvante importante na execução destas lindas músicas”.

Incentivadora de ações que visam oferecer à sociedade cultura, arte e entretenimento, a Raízen é patrocinadora do projeto. Débora Barros, coordenadora de relações externas da empresa, ressalta a importância da iniciativa: “O concerto une música caipira e erudita em uma programação para toda a família. A Raízen acredita que o desenvolvimento de cada indivíduo se dá em função das oportunidades de acesso à educação, cultura e esporte. Por essa razão, investimos na promoção de iniciativas que possam contribuir com isso”.

O CONSERTÃO é uma realização do Governo do Estado de São Paulo e Secretaria da Cultura e conta com o patrocínio da empresa Raízen. O projeto é gerido pela Cantoria Produções Artísticas e produzido pela Agência NTZ. Conta com a parceria da Orquestra Sinfônica de Piracicaba, e em sua estreia contou também com a parceria da Esalq/USP, Prefeitura do Município de Piracicaba, por meio da SemacTur (Secretaria Municipal da Ação Cultural e Turismo), Unimed Piracicaba e Center Flat – Hotel e Eventos.

Crédito das fotos: Erick Miranda/Kurundu