Piracicabana, estudante da Udesc, cria coleção de moda com tecido sustentável

O universo da moda faz parte da história da piracicabana Inaã da Paixão Feliciano, que aos 12 anos definiu sua futura profissão. O tempo passou e na terça-feira (14) seu sonho virou realidade durante o OCTA Fashion 2017, desfile de formatura em Design de Moda da Udesc (Universidade do Estado de Santa Catarina).
Inspirada em uma figura artística do poeta francês Charles-Pierre Baudelaire, Inaã Paixão, de 22 anos, desenvolveu a minicoleção Flanar, com tecidos reciclados para atender um mercado cada vez mais crescente e ainda carente: o sustentável. As criações exploram linhas retas e a alfaiataria industrial, combinadas a peças casuais.
De acordo com a nova design sua preocupação com o meio ambiente resultou na ideia da coleção, confeccionada com tecidos feitos a partir de sobras e aparas descartadas por indústrias têxteis e garrafas pet. “A união com a EcoSimple, de Americana, foi perfeita”, diz Inaã, que enxerga a sustentabilidade muito além. “Uma peça adquirida num brechó também ajuda a natureza porque deixa de ir para o lixo. Por isso, os sapatos dos três modelos foram adquiridos desta forma e ainda fiquei com a opção de trocá-los quando quiser”, fala.
Sobre a escolha de Baudelaire para criar os três looks masculinos da sua coleção, Inaã explica que a história dele é muita intensa. Nascido em 1821, em Paris, é considerado o pai da poesia moderna e um homem que viveu aventuras em busca do conhecimento e da experiência de vida. “Ele questionava ideias estéticas tradicionais”, explica a design de Moda.
“Por causa dessas inquietações desenvolvi o tema Flanar, que vem do flâneur, um observador da vida urbana segundo Baudelaire. E assim criei minha coleção, olhando para questões atuais do meio ambiente e do comportamento humano”, completa a estudante.
SOBRE O OCTA 2017 – Uma passarela de 30 metros, estrutura profissional – com sistemas de áudio, vídeo e iluminação, trilhas sonoras, transmissão ao vivo via redes sociais e coleções que impactam pela criatividade e qualidade. Essas foram algumas das características do Octa Fashion – Observatório de Cultura e Tendências Antecipadas, evento que marca anualmente a conclusão do curso de Moda do Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).
Neste ano, a sétima edição ocorreu na terça-feira (14) no Centro de Eventos Governador Luiz Henrique da Silveira, no Norte da Ilha de SC, e apresentou minicoleções autorais dos novos formandos de Moda da Udesc Ceart.
Além do desfile, a programação incluiu aula magna do Programa de Pós-Graduação em Moda (PPGModa) da Udesc, lançamento de livro e o Octa Store, um espaço conceito que apresentou marcas de vários segmentos, cujos empreendedores são egressos de Moda da instituição de ensino.
SOBRE A UDESC – A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) foi eleita a melhor universidade pública do Brasil em cursos de graduação nas áreas de Artes e Design. A premiação é da 27ª edição do Guia do Estudante 2017, da Editora Abril, que mediu a qualidade de 16,7 mil graduações no país. A divulgação ocorreu em outubro deste ano.

Magali Paixão
Jornalista