“Piracicaba, a Florença brasileira” será lançado dia 6 de maio

“Texto e fotos de Felipe Poleti (MTB: 51.222)
Na manhã desta quarta-feira, 3 de maio, cerca de 50 pessoas – entre jornalistas e colaboradores da cultura local – participaram de solenidade de apresentação do sétimo livro do jornalista Cecílio Elias Netto: “Piracicaba, a Florença brasileira – As Belas Artes piracicabanas”. A obra faz um traço histórico da arte da cidade bem como relata suas influências e artistas que fizeram e fazem de Piracicaba um berço histórico de importantes artistas.

Para Cecílio Elias Netto, o que o motivou a “se debruçar” na pesquisa para elaboração desta obra histórica foi a percepção das novas gerações em não procurar conhecer a história e a cultura da cidade. “Isso quase sempre me deixou angustiado. Os jovens de hoje não conhecem e não tem onde buscar essas informações importantes. Nós piracicabanos precisamos saber que o nosso tesouro está em nossos pés, na terra, em Piracicaba”, afirmou o autor.

Com prefácios assinados pelo senador Fausto Longo, da República Italiana, e pelo crítico de arte Marcelo Batuíra; revisão do jornalista Evaldo Vicente. O livro terá tiragem de três mil exemplares e a maior parte dele será distribuído gratuitamente a bibliotecas e escolas da cidade. Além disso, segundo Cecílio, serão realizados diversos eventos junto aos espaços culturais e sociais da cidade para promoção do livro além da realização de quatro palestras. Os exemplares restantes serão comercializados ao preço simbólico de R$ 50,00.

ESPERANÇA
O jornalista, pesquisador, historiador e escritor piracicabano, se diz feliz em disponibilizar mais um livro histórico para a cidade. “Confesso estar um pouco cansado, mas me sinto rejuvenescido quando pesquiso e falo sobre as coisas de Piracicaba”, completou Cecílio.

Para a secretária da Ação Cultural, Rosangela Camolese, receber este livro em um ano em que a cidade vai celebrar 250 anos é o maio presente que o autor poderia dar a cidade. “Cecílio deixa este fantástico legado de carinho com a memória do povo Piracicabano”, disse.

LANÇAMENTO
O lançamento oficial do livro “Piracicaba, a Florença brasileira – As Belas Artes piracicabanas” acontece neste sábado, 6 de maio, as 10 horas, na Capela São Pedro, no bairro monte Alegre de Piracicaba. Na oportunidade acontecerá apresentação musical do quarteto de cordas da Orquestra Sinfônica de Piracicaba. A edição tem apoio cultural da Caterpillar, Cosan, Mefsa e Raízen e do Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura (Lei Rouanet). Participação gratuita.