Outubro Rosa: HFC realiza atividades para a população

Engajado na luta mundial do Outubro Rosa, mês dedicado à prevenção do câncer de mama, o Hospital dos Fornecedores de Cana de Piracicaba estã realizando várias atividades de conscientização e diagnóstico da doença pela equipe do CEON (Centro de Oncologia do HFC), entre elas o Encontro Amigas do Peito.
Hoje pela manhã aconteceu o primeiro encontro do mês. Cerca de 40 mulheres participaram de uma mesa redonda com toda a equipe multidisciplinar do CEON, onde foram esclarecidas dúvidas referentes a doença. Na sequência foi realizada a palestra com o tema “Sexualidade e Auto Estima”, ministrada pela a Fisioterapeuta da Santa Casa de São Paulo e especialista em sexualidade, Carla Pereira. A sexualidade é uma energia vital, que independente do momento que estamos passando na nossa vida, está presente 24 horas por dia. Diante de uma situação/doença, a sexualidade pode ser afetada fazendo com que a mulher tenha uma baixa auto-estima. A  palestra teve mulher poderosa que sempre esteve e está dentro de cada um.

Para encerrar as atividades do dia, as mulheres que estão em tratamento e também que já estão curadas do câncer soltaram balões em frente ao Ceon, um momento lindo, que expressou a liberdade e a conscientização sobre a doença.

Próximo Encontro Amigas do Peito
O próximo Encontro Amigas do Peito já está marcado para o dia 20 de outubro. Às 14 horas, será realizada a palestra aberta ao público “Reinserção no Mercado de Trabalho após o Câncer”, que será ministrada pela equipe do CEREST, INSS e SEMTRE,

O retorno ao mercado de trabalho tem sido um verdadeiro desafio para os pacientes, já que algumas restrições físicas resultantes do câncer e seu tratamento persistem, e os impedem de retornar ao posto profissional que ocupavam anteriormente, além de dificultarem a busca por um cargo público. A palestra tem como objetivo dar orientações para que seja possível um retorno adequado ao trabalho.
Toda a programação é aberta ao público e gratuita, para participar é necessário fazer a inscrição pelo telefone 3403-2801.
Monica de Fatima
Imprensa HFC