O Soro Antiofídico

O soro antiofídico é o medicamento essencial para a cura de uma picada de cobra, mas seu efeito só é positivo quando ele é administrado corretamente, para a lesão da cobra especifica e dentro do menor espaço de tempo entre a picada e o atendimento.
A fabricação do soro é feita através de anti – corpos retirado do sangue do cavalo que tem o veneno das serpentes injetado em pequenas doses no seu corpo fazendo com que o mesmo crie anti corpos necessários para a fabricação do soro antiofídico.
Ao ser aplicado no ser humano o soro não estimula a produção de anti corpos como muitos imaginam ,na verdade devido as substância contidas no soro e administrada na vitima da picada,anti corpos contra o próprio soro se desenvolve com o tratamento.
Em alguns casos o paciente em tratamento sofre efeitos colaterais que podem ser ate fatais como choque anafilático ou problemas menos sérios como urticária ou insuficiência renal ,isso obriga a fazer no paciente um teste alérgico ante de se fazer a aplicação do soro
Tipos de Soro Antiofídico
Antibotrópico – para picada de jararacas ,jararacas pintadas,jararacuçus,urutu e caiçaca
Antibotrópico – Crotálico para picadas de cascavéis e jararacas
Anticritálico – para picada de cascavel
Antibotrópico – Laquético – para picadas de jararacas e surucucus