Milton Costa é o novo presidente do Conselho Municipal de Saúde

Como representante dos usuários do sistema público de Saúde, Milton Costa, que é também presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Piracicaba (Sinticompi) e vice-presidente do Conselho das Entidades Sindicais de Piracicaba (Conespi) é o novo presidente do Conselho Municipal de Saúde. Ele assumiu oficialmente o cargo na noite desta terça-feira, 27 de junho, durante reunião ordinária do Conselho, realizada no prédio anexo da Câmara de Vereadores de Piracicaba, em substituição ao então presidente, Danilo Leme, que renunciou ao cargo, por “razões de cunho pessoal”.
Na presidência do Conselho, Milton Costa destaca que o seu objetivo, juntamente com os demais conselheiros, ampliar a transparência em relação às obrigações do Conselho. “Queremos que o conselho seja atuante e ajude a sociedade, com  melhorias constantes no atendimento à população, tanto no atendimento primário como secundário e terciário”, ressalta.
Em Piracicaba, o Conselho Municipal de Saúde foi criado pela Lei Municipal 3.305, de dois de julho de 1991, e tem como função discutir, elaborar e aprovar propostas de operacionalização das diretrizes aprovadas pela conferência municipal de saúde, além de atuar na formulação, fiscalização e
monitorar a execução da política de saúde no município, incentivar a criação, acompanhar as ações das Comissões Locais de Saúde, assim como analisar, discutir e aprovar o relatório de gestão, com a prestação de contas e informações financeiras. O Conselho Municipal de Saúde tem composição paritária e tripartite com representação de usuários prestadores de serviços, setor governamental, universidades e trabalhadores de saúde.
Durante a reunião da noite de terça-feira, o Conselho Municipal fez a análise das prestações de contas do Fundo Municipal de Saúde, referente ao primeiro quadrimestre deste ano, que foi aprovado por 11 votos favoráveis e uma abstenção.

Vanderlei Zampaulo – MTb-20.124