HFC inaugura novas instalações do Ceon

Foi numa manhã chuvosa que o Hospital dos Fornecedores de Cana de Piracicaba celebrou mais uma conquista: a Inauguração das Novas Instalaçõe do Centro de Oncologia – Ceon. “A reestruturação do Ceon vai trazer mais conforto e humanização aos pacientes que estão em tratamento oncológico e ainda aumentar a sua capacidade de atendimentos. A missão do HFC é essa, sempre oferecer o melhor atendimento aos pacientes”, disse o presidente do HfC, José Coral.

Anteriormente no piso térreo funcionava a recepção e os setores de radioterapia e quimioterapia e no piso superior ficavam os consultórios médicos e multidisciplinares. Com a reforma, mais um andar foi construído, com área de 400 metros quadrados, local que irá funcionar o novo setor de quimioterapia com box individualizados para maior conforto, com televisores para cada poltrona, melhoria na iluminação, climatização, ampliação dos banheiros (facilitando acesso para pacientes ostomizados e cadeirantes), sala de emergência e aumento do número de poltronas, passando de 14 para 21, inclusive para os acompanhantes que permanecem junto com os pacientes nesse momento tão importante na vida de quem passa por esse tratamento.

O Serviço incluiu ainda a instalação de dois elevadores facilitando o acesso dos pacientes oncológicos, que em decorrência da doença ficam debilitados para andar.

O Padre Jorge, da matriz da Vila Rezende abençoou as novas instalações do Ceon, ele que sempre acompanha o desenvolvimento do HFC, inclusive participou do lançamento da Pedra Fundamental, quando o HFC começou a ser construído, há 52 anos.

• Alguns Números (SUS) ano 2018:

 Quimioterapia: 4.100

 Radioterapia, Braquiterapia e Radiocirurgia: 8.600

 Consultas: 8.900

 Casos novos: 1.100

• Suporte e atendimento multidisciplinar:

 Psicologia/ Nutricionista/ Assiste Social/ Farmacêutica Fisioterapeuta/ Fonoaudióloga

Total de atendimentos: 2.600

Programa Pró Santa Casa II

A ampliação do CEON foi possível graças à parceria com a Prefeitura do Município de Piracicaba e a DRS X – Departamento Regional de Saúde de Piracicaba, por meio do Programa Pró Santa Casa II da Secretaria do Estado de São Paulo. “O HFC sente-se honrado em manter sólida parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e Departamento Regional de Saúde (DRS-X) há quase uma década através do Programa Pró Santa Casa II”, lembra a Superintendente do HFC.

O Programa Pró Santa Casa II, concebido pela
Secretaria de Estado da Saúde do Estado de São Paulo, visa apoiar financeiramente as instituições filantrópicas responsáveis por serviços de saúde de referência regional do SUS, promovendo mais qualidade e acesso da população à assistência hospitalar.

O modelo de financiamento é compartilhado entre os gestores, sendo 70% de recurso estadual para realização de cirurgias e exames a pacientes do SUS e 30% municipal destinado a ações de qualificação na gestão e desenvolvimento humano e institucional dos processos de trabalho.

É possível observar que o Programa trouxe, no transcorrer dos últimos anos, inúmeros benefícios à população de Piracicaba e região, onde milhares de pessoas foram beneficiadas com a realização de cirurgias e exames.

A parceria firmada no ano de 2009 previu a destinação de 30% dos recursos do Programa Pró Santa Casa II para projetos direcionados à Humanização do atendimento aos pacientes do SUS. Essa parceria resultou na reforma da estrutura física e renovação da hotelaria na unidade de internação com 37 leitos, destinada exclusivamente a pacientes do SUS, impactando, sobremaneira, no acolhimento do cidadão piracicabano e da região, que ocorreu no período de 2014 a 2016, no valor de aproximadamente 2 milhões de reais.

Hoje inauguramos a ampliação do setor de oncologia – CEON, iniciada em novembro de 2016, que atende pacientes de toda a região de Piracicaba para o tratamento do câncer. O projeto contemplou a adequação da estrutura física do serviço, que atuava com a mesma estrutura há cerca de 40 anos, que já era insuficiente para atender à crescente demanda, promovendo um ambiente confortável, humanizado e seguro. O Projeto totalizou o valor de R$ 2.980.000,00. Deste valor, 20% foram a contrapartida do HFC.

“Essa parceria só foi possível devido ao reconhecimento dos Governos Estadual e Municipal da importância das instituições filantrópicas na rede de assistência ao SUS. O HFC, através de seus diretores e colaboradores agradece aos Gestores Públicos pela confiança e parceria na construção de um Sistema de saúde que desejamos à nossa população”, finalizou Coral.

Projeto “Sino da Esperança”

Foi inaugurado também o Projeto “Sino da Esperança”, em que o paciente ao concluir o seu tratamento oncológico poderá comemorar tocando o “Sino da Esperança” por três vezes. “O bater do sino tem grande importância, significa o fim do seu tratamento. Seu som celebra o renascimento, remetem a força e a vitória de cada um”, ressalta a Superintendente Lucimeire Ravelli Peixoto.

Durante a solenidade, três pacientes que concluíram o tratamento no Ceon, bateram o sino. “Esse momento é de renovação de esperança, estou emocionada e agradecida por esse momento na minha vida”, disse uma das pacientes do Ceon, Maria de Lourdes Ferreria da Silva, 52 anos.

Visita Deputado Eduardo Bolsonaro

O Deputado Federal Eduardo Bolsonaro, filho do Presidente Jair Bolsonaro esteve presente durante a inauguração. Ele visitou os setores do HFC e as novas instalações do CEON. “O HFC mais parece um hotel, visto a qualidade do atendimento, dos profissionais. A acolhida é a melhor possível, tive a oportunidade de conversar com dois pacientes da quimioterapia, ele disseram que estão sendo muito bem atendidos. Com isso, ficamos confortáveis em saber que os recursos estão sendo bem investidos e chegando a quem precisa, principalmente aqui, em que a maioria dos atendimentos é feito pelo SUS”, disse o Deputado.