FAICI encerra com novidades para edição de 30 anos

Em 2018, Festa que acontece de 2 a 11 de agosto, ganha novo recinto com mais espaço e muito entretenimento
Foram seis dias de Festa que comprovaram o sucesso em mais uma edição da FAICI. A Feira Agropecuária, Industrial e Comercial de Indaiatuba aconteceu de 3 a 12 de agosto e reuniu uma programação intensa de rodeio e uma agenda de show com grandes nomes do universo da música sertaneja. O público marcou presença no recinto da Festa, em todas as noites do evento, para conferir de perto as finais dos campeonatos e as performances dos artistas que agitaram o público na arena, arquibancada e camarotes. A Festa, que celebrará 30 anos em 2018, acontecerá em novo local entre os dias 2 e 11 de agosto.
A arena da FAICI sediou disputas de Team Penning, Montarias em Muares (burros), além de receber etapa da Copa Panther Rozeta Cutiano, único campeonato de montaria em cavalos do Brasil, e a etapa final da temporada 2016/2017 do campeonato de Três Tambores da ANTT (Associação Nacional dos Três Tambores). Outro destaque que elevou a adrenalina do público visitante da FAICI foi o encontro entre os melhores peões da ACR (Associação dos Campeões de Rodeio) com os animais do curral mais feroz da ABTR (Associação Brasileira de Touros de Rodeio). “Nosso rodeio foi sensacional. Os melhores competidores do Brasil estavam na arena da FAICI, em torneios oficiais de altíssimos níveis. Acredito que o público teve essa percepção e vibrou junto a cada prova”, relembra José Marques Barbosa, presidente da FAICI.
O público prestigiou as seis noites da Festa e se fez presente em todos os setores do recinto, na primeira semana, que teve apresentações da dupla Fernando & Sorocaba; Leonardo e Eduardo Costa com o show Cabaré Night Club; e as irmãs Maiara & Maraisa. Já na segunda semana os shows ficaram por conta de Wesley Safadão, dos irmãos Henrique & Juliano, e o encerramento com a dupla Roby & Thiago e a cantora Marília Mendonça.
INFRAESTRUTURA
O novo layout do recinto foi um dos destaques dessa edição. Entre as novidades que agradaram o público, destaque para inversão do palco, criação da Pista Premium e ampliação dos camarotes, que também ganharam banheiros com peças em louça e espelhos, um dos locais mais elogiados pelo público, principalmente nas redes sociais.
A segurança da FAICI 2017 foi feita pela Cobra Monitoramento, que utilizou seis câmeras 360º e outras 32 fixas em pontos estratégicos, todas com visão noturna, possibilidade de reconhecimento facial e imagens gravadas 24 horas por dia. Além disso, profissionais altamente treinados e equipes de choque feminina e masculina circularam no recinto da Festa garantindo a tranquilidade do público que aproveitou as atrações. “Analisando os últimos seis anos de evento, essa foi a melhor edição de todas, tanto no rodeio, como em atrações e comparecimento de público. Isso reforça a nossa vontade de expandir cada vez mais a FAICI”, afirma Barbosa.
FAICI 2018
Com a tradição de apresentar novidades a cada ano, no encerramento do rodeio, no último dia da Festa, foram anunciados alguns detalhes da edição 2018, que celebra os 30 anos de FAICI. No ano que vem a Festa muda de endereço, vai para um local maior, que garantirá, segundo a organização, um leque maior de possibilidades de entretenimento. Entre as novidades do recinto, em 2018 a música ganha mais espaço. Além do tradicional Bailão, uma tenda exclusiva para música eletrônica será outra alternativa para aproveitar a FAICI mesmo depois do término do show principal.
Uma das novidades preparadas pela organização para os 30 anos de Festa é a confirmação de um pavilhão com exposições agropecuárias, além de ambientes já conhecidos do público, como o Parque do Peãozinho e a praça de alimentação, que ganhará mais opções gastronômicas. O brete ficará posicionado embaixo do Camarote Super Premium garantindo com isso, uma área mais ampla em frente ao palco. A Pista Premium, novidade desta edição, volta em 2018 de forma mais estruturada e também será uma exclusividade para os visitantes que escolherem aproveitar a FAICI no Camarote Infinity Prime. “Estamos resgatando a essência da FAICI, que cresce a cada ano, e o local atual já estava ficando pequeno para atender aos pedidos que recebemos de nosso público. A FAICI terá uma nova estrutura, um novo local para fazer com que os visitantes se sintam em casa e à vontade já que são parte importante para o sucesso da nossa Festa”, explica o presidente da FAICI.
O recinto da edição 2018 será instalado na avenida General Motors, às margens da SP-75, ao lado da Toyota. As atrações que farão parte da celebração de 30 anos de história da Festa mais tradicional de Indaiatuba, que integra o calendário oficial do município, assim como os artistas que estarão no palco da FAICI 2018, serão anunciados nas redes sociais e no site oficial da Festa a partir do mês de novembro.
RETROSPECTIVA
Desde a abertura dos portões na primeira noite de FAICI, 3 de agosto, o público pôde prestigiar uma programação repleta de adrenalina e diversão, que incluiu grandes atrações musicais e provas de rodeio, que garantiram a animação do público. Entre as competições que agitaram a arena durante a Festa estão as provas de Team Penning, Montarias em Touros e Muares (burros), além da Copa Panther Rozeta Cutiano, único campeonato de rodeio em cavalos do Brasil e a final da Prova dos Três Tambores da ANTT (Associação Nacional dos Três Tambores).
Ao longo dos dois primeiros dias (3 e 4), os peões da Copa Panther Rozeta Cutiano e Team Penning disputaram uma vaga na grande final, que aconteceu no dia 5 de agosto. O 3º lugar da Montaria em Cavalos foi dividido pelos competidores Luiz Felipe da Silva (Mirassol/SP) e Flávio Germano (Araçariguama /SP), que somaram cada um 254,25 pontos. A segunda posição foi para Celso dos Santos Silva (Juara/MT) que alcançou 255 pontos, e o campeão foi Luiz Augusto de Morais (Ibiporã/SP) que chegou a soma geral de 257 pontos.
Já no Team Penning o trio Thais, Iremar e Murillo somou 45,058 segundos e ficou com o 3º lugar. Na segunda posição, com 44, 721 segundos, ficou o time composto por Marcos, Allan e Guilherme, e a equipe campeã foi a dos competidores Thais, Fernanda e Matheus que, com 44,721 segundos, conquistou o 1º lugar e uma moto.
A segunda semana de FAICI também contou com uma programação empolgante de rodeio, com provas iniciadas na quinta-feira, 10, e finalizadas no sábado, 12, última noite da Festa. Primeiro foram conhecidos os vencedores da Traia Cheira, denominação dada às Montarias em Muares (burros). Em 3º lugar ficou Jovem Sales com 140 pontos, enquanto que Danival Rodrigues somou 147 pontos na contagem geral, ficando na 2ª posição, e Tertuliano Gago garantiu a vitória, contabilizando 180 pontos.
Depois os peões deram lugar às amazonas que demonstraram toda sua agilidade e habilidade na final da temporada 2016/2017 da prova dos Três Tambores, organizada pela ANTT. Realizada pela 14ª vez na arena da FAICI, a competição é dividida em três categorias: Gold Race, na qual competem as amazonas que ocupam do 1º ao 10º lugar no ranking, Silver Race com participantes do 11º ao 20º lugar e a Mirim, categoria em que disputam crianças de até 12 anos, com as cinco competidoras melhores pontuadas no ranking.
Com a 3ª posição no Ranking, Fatiana Ferreira (Guaíra/SP), campeã do ano passado, somando 1330 pontos; Ana Carolina Cardozo (Araraquara/SP) ficou em 2º lugar com 1365; e a grande vencedora da disputa, Viviane Gratão (Catalão/GO), conquistou o título de campeã com 1435 pontos. Na categoria Silver Race, Bethânia Moraes (Brasília/DF) alcançou 620 pontos, ocupando o 3º lugar; Eduarda Peres (São José dos Campos/SP) na 2ª posição, com 650 pontos; e Thais Munique (Votuporanga/SP) garantiu a 1ª colocação, com 710 pontos.
Na categoria Mirim, Maria Eduarda Cardoso (Araraquara/SP) ficou em 3º lugar na classificação, com 800 pontos. Acima, no ranking, está Eduarda Peres (Potirendara/SP) que somou 820 pontos e Tarcila Ferguson (Rio Verde/GO), que venceu pela quarta vez a prova, ao chegar aos 930 pontos. Foram mais de R$100 mil em premiações distribuídos na final da ANTT, sendo que a campeã da categoria Gold Race também ganhou um carro zero quilômetro.
Para fechar o rodeio, a Montaria em Touro definiu seus campeões. Promovida em conjunto com a ACR (Associação dos Campeões de Rodeio) e ABTR (Associação Brasileira dos Criadores de Touros de Rodeio), os destaques da final foram os peões José Donizeti da Silva (São José dos Campos/SP), que alcançou o 3º lugar com 248,5 pontos, Francis Gustavo Dezembro (Catiguá/SP) que ficou com 261 pontos e a segunda colocação e Edevaldo Silva Ferreira (Andradina/SP) que conquistou 262,25 pontos na soma geral e o título de campeão da modalidade.
RESULTADOS RODEIO
Sábado (05/08)
Copa Panther Rozeta Cutiano – Montaria em Cavalos
1º Lugar: Luiz Augusto de Morais (Ibiporã – SP)
Animal: Vento Frio (Cia Tito Cardoso)
Soma geral: 257 pontos
2º Lugar: Celso dos Santos Silva (Juara – MT)
Animal: Bala Guardada (Cia Tito Cardoso)
Soma Geral: 255 pontos
3º Lugar (empate):
Luiz Felipe da Silva (Mirassol – SP)
Animal: Chorei Largado (Rancho Paranaense)
Flávio Germano (Araçariguama – SP)
Animal: Fantasia (Rancho Paranaense)
Soma geral: 254,25 pontos
Team Penning
1º Lugar: Thais, Fernanda e Matheus
Tempo: 44,721 segundos
2º Lugar: Marcos, Allan e Guilherme
Tempo: 44,881 segundos
3º Lugar: Thais, Iremar e Murillo
Tempo: 45,058 segundos
Sábado (12/08)
Traia Cheia – Montaria em Muares
1º lugar: Tertuliano Gago
Soma geral: 180 pontos
2º lugar: Danival Rodrigues
Soma geral: 147 pontos
3º lugar: Jovem Sales
Soma geral: 140 pontos
Montaria em Touros
1º lugar: Edevaldo Silva Ferreira (Andradina/SP)
Soma geral: 261,25 pontos
2º lugar: Francis Gustavo Dezembro (Catiguá/SP)
Soma geral: 261 pontos
3º lugar: José Donizeti da Silva (São José dos Campos/SP)
Soma geral: 248,50 pontos
Competição Três Tambores ANTT (Associação Nacional dos Três Tambores)
Categoria Gold Race
1º lugar: Viviane Gratão (Catalão/GO)
Animal: Linda Dry Jiggs
Soma geral: 1435 pontos
2º lugar: Ana Carolina Cardozo (Araraquara/SP)
Animal: Cromo Dow Jet
Soma geral: 1365 pontos
3º lugar: Fatiana Ferreira (Guaíra/SP)
Animal: Exclusive Moon
Soma geral: 1300 pontos
Categoria Silver Race
1º lugar: Thais Munique (Votuporanga/SP)
Animal: Failas Hot Leo
Soma geral: 710 pontos
2º lugar: Eduarda Peres (São José do Rio Preto/SP)
Animal: Zorrero Shady
Soma geral: 650 pontos
3º lugar: Bethânia Moraes (Brasília/DF)
Animal: ST Tremembe
Soma geral: 620 pontos
Categoria Mirim
1º lugar: Tarcila Ferguson (Rio Verde/GO)
Animal: Xiguara Red Boy
Soma geral: 930 pontos
2º lugar: Eduarda Peres (Potirendara/SP)
Animal: Lover Pep
Soma geral: 820 pontos
3º lugar: Maria Eduarda Cardoso (Araraquara/SP)
Animal: Little Claire HDL
Soma geral: 800 pontos