Estudo resgata a história de Osmar Santos e sua influência no esporte e na política

Profissional se transformou em um mito do rádio e das comunicações brasileiras e um dos símbolos da Diretas Já
No próximo dia 10 de junho, no auditório do Edifício Reverendo Wilson da Universidade Presbiteriana Mackenzie (Rua Piauí, 143, Higienópolis – São Paulo), recebe o pesquisador que resgate por meio de estudo um dos personagens mais conhecidos do mundo esportivo das décadas de 1970 a 1990: “Osmar Santos: o pai da matéria”. A apresentação acontece das 14h às 16h, dentro do XI Encontro Nacional de História da Mídia – ALCAR 2017, que tem início no dia 8 e vai até 10 de junho na universidade.
Alvaro Bufarah Junior, professor e pesquisador da FAAP e do Mackenzie, explora a trajetória do apresentador com perfil diferenciado, politizado e bem relacionado que ampliou o campo da narração esportiva com bordões, frases de poetas e filósofos durante as diversas jogadas que presenciou e narrou.
Osmar Santos fez carreira no rádio, na TV e como empresário, também marcou a história como o apresentador do comício das Diretas Já. Infelizmente, o comunicador sofreu um acidente automobilístico, no auge de sua carreira, que o deixou impossibilitado de voltar a narrar esportes. Porém, com muito esforço ele se transformou em artista plástico e ainda visita à equipe que leva seu nome em uma das emissoras de São Paulo.
O objetivo do estudo é apresentar alguns dos pontos mais importantes da história deste profissional que se transformou em um mito do rádio e das comunicações brasileiras, bem como apontar mensagens difundidas pelo locutor, que despertou comportamentos no público, gerando identificação a partir de instrumentos discursivos.
Sobre Alcar 2017
O Encontro Nacional de História da Mídia – Alcar 2017 reunirá pesquisadores de comunicação do Brasil todo para discutir temas pertinentes a História da Mídia Digital; História da Mídia Impressa; História da Mídia Alternativa e Historiografia da Mídia, assim como promover o lançamento de novos livros, mesas de debate, seminários, workshops e palestras.

Mais informações sobre ALCAR 2017 estão disponíveis no site do evento http://www.alcar2017.com.br ou pelo e-mail historiadamidiaalcar2017@gmail.com.

Serviço
XI Encontro Nacional de História da Mídia – ALCAR 2017
Realização: Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia (ALCAR)
Organização: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Data: 8, 9 e 10 de junho de 2017
Local: Universidade Presbiteriana Mackenzie – Rua Piauí, 143, Higienópolis, São Paulo – SP

História da Mídia Sonora
Osmar Santos: o pai da matéria”
Pesquisador: Alvaro Bufarah Junior
Edifício/Auditório Reverendo Wilson – sala 41
Data: 10 de junho
Hora: 14h às 16h

Universidade Presbiteriana Mackenzie; imprensa@mackenzie.br;
Assessoria de imprensa

Imagem : Internet