Escola de Medicina é Realidade em Piracicaba

O Pirainfo esteve no dia (8) juntamente com outros jornalistas a convite na Universidade Anhembi Morumbi em São Paulo para conhecer a estrutura da universidade de medicina que chega em Piracicaba em março de 2018.
A Universidade Anhembi Morumbi vai trazer para o município o curso de medicina com a mesma qualidade acadêmica e pioneira que estabeleceram um novo padrão no ensino superior da Medicina no Brasil.
Integrante da rede internacional de Universidades Laureate a universidade de Piracicaba terá a mesma infraestrutura e tecnologia existente nos outros campus.
Laboratórios de alta tecnologia com ambiente tridimensional, robôs e equipamentos de realidade virtual, e um Centro de Simulação Humana, que tem como destaque o o SimMan 3G, manequim de última geração que simula reações humanas: ele transpira, sangra, tem convulsão, reage a medicamentos, chora tem alterações na pupila e várias outras reações humanas e interage através da voz o que permite aos alunos praticarem ações e reações práticas de saúde.
O sr Roberto como é conhecido o robô é tão perfeito e útil que permite aos alunos realizarem os procedimentos o quanto for necessários e minimizar os erros e duvidas para depois chegar aos pacientes reais com segurança e a garantia de estarem bem preparados.
O tour pela universidade foi conduzido pela Coordenadora do Centro de Treinamento e Simulação Ana Paula Quilici que mostrou aos jornalistas os equipamentos que serão instalados nos laboratórios em Piracicaba.
Segundo Ana Paula Piracicaba terá 6 consultórios para simulação de realidade hospitalar com áudio e vídeo, vidro unidirecional que impede a interferência dos professores naquele momento, mas que dá ao aluno uma referência pratica profunda no seu aprendizado.
Piracicaba ainda terá uma enfermaria simulada com oito leitos, mais duas salas de simulação avançada com equipamentos de alta tecnologia e três salas de habilidades sendo que a ideia dos centros de simulação é que a pratica seja constante com situações da vida real e com procedimentos decorrentes do dia a dia da medicina e até em situações de emergências.
Tudo supervisionado e direcionado para uma qualificação e uma preparação de qualidade e de resultados no futuro.

O Diretor da Escola de Ciências da Saúde da universidade Marcos Paulo Freire fala que a Universidade de Medicina de Piracicaba tem início das aulas em março de 2018 e que os futuros alunos devem ser selecionados através das notas do Enem neste ano e os melhores do ranking terão a oportunidade de ingressarem na universidade.
Outro assunto abordado pelo Dr. Marcos é sobre a oferta de bolsas integrais para alunos carentes da região que tem critérios bastante rigorosos onde a renda familiar dos candidatos deve ser de até R$1.500,00 os alunos formados na rede pública de ensino e que tenham um desempenho acadêmico satisfatório entre outros.
A Universidade de Medicina de Piracicaba inicia com vagas para 75 alunos no curso de medicina conforme as diretrizes impostas pelo MEC e o Dr.Marcos fala que para o segundo semestre existe a possibilidade de que além da escola de medicina outros cursos que se relacionem também possam ter a autorização dada pelo MEC.

Sobre a Universidade Anhembi Morumbi
A Universidade Anhembi Morumbi é a primeira instituição internacional de ensino superior do Brasil. Desde 2005, faz parte da rede internacional de universidades Laureate, a maior do mundo, presente em 25 países, com mais de 70 instituições de ensino superior, totalizando mais de 1 milhão de alunos.
São oferecidos programas de Graduação, Graduação Tecnológica e Pós-graduação Lato Sensu e Stricto Sensu, distribuídos nas áreas de Ciências da Saúde; Turismo e Hospitalidade; Negócios; Direito; Artes, Arquitetura, Design e Moda; Comunicação; Engenharia e Tecnologia e Educação. Seus seis campus estão localizados nas regiões da Avenida Paulista, Vila Olímpia, Mooca, Morumbi e Vale do Anhangabaú.
A Universidade Anhembi Morumbi possui laboratórios de última geração e diferenciais como a internacionalidade, já tendo enviado, desde 2006, milhares de alunos do Brasil para realização de cursos no exterior, além de receber centenas de estudantes estrangeiros em seus campus, que se tornaram locais multiculturais para o aprendizado.
Outras vantagens: a titulação internacional, que permite ao estudante o acesso a certificação do Brasil e de uma instituição no exterior e o Anhembi Carreiras (http://carreiras.anhembi.br), um portal de empregabilidade da Universidade Anhembi Morumbi com serviços de preparação para o mercado de trabalho e conteúdos exclusivos para o desenvolvimento da trajetória profissional.

Sobre a Laureate Brasil
A Laureate Brasil, integrante da rede global líder em ensino superior Laureate International Universities, é formada por 12 instituições, com mais de 50 campi em oito estados brasileiros, e educação a distância. Fazem parte da rede Laureate Brasil: BSP – Business School São Paulo; CEDEPE Business School; Complexo Educacional FMU/FIAM-FAAM; Centro Universitário do Norte (UniNorte); Centro Universitário IBMR; Centro Universitário Ritter dos Reis (UniRitter); Centro Universitário FADERGS; Centro Universitário – UniFG; Faculdade Internacional da Paraíba (FPB); Universidade Anhembi Morumbi; Universidade Potiguar (UnP); Universidade Salvador (UNIFACS) e EAD Laureate.
Sobre Laureate International Universities
A Laureate International Universities é a maior rede global de instituições de ensino superior, com mais de um milhão de estudantes matriculados em 70 instituições presenciais e online, em 25 países. A Laureate oferece programas de graduação e pós-graduação (lato e strict sensu) de qualidade e focados na empregabilidade dos seus estudantes, em uma ampla gama de áreas de conhecimento.  A Laureate acredita que quando seus alunos obtêm sucesso, países prosperam e a sociedade se beneficia. Essa crença é expressa na sua filosofia de Estar Aqui para o Bem e Para Sempre (Here For Good).
Bianca Marchetti  Angela Pagliacci

Ana Paula Martins