ESALQ comemora 116 anos

Fundada em 03 de junho de 1901, a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (USP/ESALQ) chega aos seus 116 anos fortalecendo seu papel de protagonista e perpetuando sua liderança na formação de profissionais que compartilham seus saberes com a sociedade. Para celebrar data significativa, enaltecendo a tradição e o pioneirismo da instituição, acontecerá no dia 1º de junho de 2017, às 09h00, no Edifício Central, a sessão solene em comemoração ao seu aniversário. A programação destacará a exposição dos registros históricos da instituição e contemplará homenagens a entidades de classe, governamentais, científicas e acadêmicas.
Dividida em dois momentos, a cerimônia terá início no saguão do Edifício Central, onde os convidados receberão as boas vindas dos dirigentes da ESALQ e participarão da abertura da exposição “Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz – ESALQ, seus símbolos e registros históricos”.
Em seguida, todos se dirigirão ao Salão Nobre, local onde acontecerão pronunciamentos e homenagens pelos 250 anos do município de Piracicaba; 130 anos do Instituto Agronômico de Campinas (IAC); à Associação dos Ex-alunos da ESALQ (Adealq), pela 60ª edição da Semana Luiz de Queiroz; 50 anos da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati); 45 anos da Associação de Engenheiros Agrônomos do Estado de São Paulo (AEASP).
Outros tributos serão feitos aos registros históricos da ESALQ como aos 116 anos da biblioteca da instituição; 115 anos do Posto Metereológico; 45 anos do curso de graduação de Engenharia Florestal; 15 anos do curso de graduação de Gestão Ambiental; 15 anos do curso de graduação de Ciências Biológicas; 45 anos do Programa de Pós-graduação em Entomologia, nível doutorado; 40 anos do Programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos, nível mestrado.
Durante a cerimônia ainda serão destacados os idealizadores do Ag Tech Valley, bem como a reativação do Polo Piracicaba da Agência USP de Inovação, lembrando que este último será responsável pela palestra “A proteção do conhecimento por patentes e sua importância para o desenvolvimento acadêmico e tecnológico”, que acontecerá às 13h30, na Sala da Congregação do Edifício Central.
Exposição – A exposição “Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz – ESALQ, seus símbolos e registros históricos” tem projeto artístico do caligrafista Carlos Araújo do Carmo. Está formatada em um conjunto de sete painéis que trazem: 1ª Ata da Congregação da ESALQ, realizada em 15 de junho de 1901; Bandeira da ESALQ (concepção de Archimedes Dutra); Edifício Central; Medalha Luiz de Queiroz (concepção de Archimedes Dutra); Flâmula da ESALQ (concepção de Archimedes Dutra);Hino da ESALQ (letra e música de Zilmar Ziller Marques); Ode à ESALQ (de autoria de Salvador de Toledo Piza Junior).
“A caligrafia, mais que mero deleite estético, cumpre função essencial na preservação documental e material em qualquer tempo e sociedade. Ao registrar de modo permanente os símbolos históricos da ESALQ, o trabalho caligráfico alia tradição e visão de futuro às atividades desta Casa, observando o interesse público e garantindo a perenização de sua documentação”, aponta o caligrafista.

Caio Albuquerque