Como lavar a caixa d’água

Comece fechando o registro de entrada ou amarre a bóia, retire a água, mas não jogue fora use para o consumo ou estoque para limpeza.
Deixe mais ou menos um palmo de água no fundo da caixa após tampar a saída da água é essa água que você vai usar para a lavagem.
Em seguida comece lavando as paredes com um pano úmido jamais use vassoura, escova de aço, detergente e outros tipos de produtos semelhantes.
Se a caixa for de fibrocimento o aconselhável é usar escova de fios de plástico ou de fibra vegetal nesse caso não utilize pano úmido, com uma pá de plástico e um balde retire a sujeira do fundo e com panos limpos vá secando o fundo e não passe o pano na parede da caixa.
Deixe entrar novamente mais um palmo de água e adicione 2 litros de água sanitária, usando uma vasilha plástica ou ate uma brocha, molhe as paredes da caixa com a mistura e deixe descansar por duas horas, mas verifique de tempo em tempo se as paredes internas não estão secas e se estiverem vá molhando com a solução sempre que isso ocorra. Dentro das duas horas sugerida.
Após esse prazo abra a saída da água da caixa ainda com as torneiras fechadas e após esvaziar a caixa abra as torneiras e de descargas isso vai desinfetar os canos da sua residência.
Aproveite essa água para lavar banheiros e outros.
Lave também a tampa e feche bem para evitar a entrada insetos sujeira e pequenos animais e evitar a contaminação e a transmissão de doenças.
Encha a caixa um pouco e abra as torneira e descargas para que o cano fique livre dos resíduos da água sanitária e se encha com água limpa.
Limpeza feita é água saudável para a sua saúde