Cobra Cuspideira

1241Esta espécie de cobra é cercada de algumas dúvidas, as cobras cuspideiras como são conhecidas quando molestada assume a posição de ataque e esguicha o seu veneno em direção a sua vitima, fala-se que a 60 centímetros é possível que 100% ela atinja os olhos de um humano, também se fala que a espécie cuspideira Moçambique consegue esse feito a 3metros.
A verdade é que a espécie não cospe e sim ela força o veneno a ser expelido através da pressão muscular que contrai a glândula venal que expele o veneno e os movimentos que ela é obrigada a fazer para movimentar os músculos da cabeça e do pescoço movendo a cabeça de um lado para o outro e fazendo com que a cabeça se movimente para frente e para trás torna quase que impossível uma mira certeira nos olhos.
O mais provável para que os olhos sejam atingidos e porque movimentamos mais o corpo da cintura para cima e a cabeça mais ainda, cobras não tem boa visão, mas tem o sentido aguçado com relação ao movimento, daí sim talvez faça sentido o veneno atingir os olhos, mas tendo como alvo na verdade a cabeça.
A certeza é que atingido os olhos o veneno causa dor insuportável e pode levar a cegueira e quando isso acontece a vítima não deve esfregar os olhos e jogar muita água neles é a maneira de se livrar do veneno.
Uma cobra cuspideira pode atingir quando adulta até 2,80metros raramente sendo que até 2,0 metros e normal.
Os ovos eclodem no verão e podem nascer de 10 a 20 filhotes.
A cuspideira é uma cobra rasteira e prefere terrenos rochosos para viver e alimenta-se de aves de rapina sua alimentação preferida mas come também sapos, roedores e ovos que caça a noite.
A cobra cuspideira é uma espécie curiosa e interessante desde que ela não seja perturbada.