Casamento Hindu

Com uma serie de rituais e dependendo da região os casamentos hindus sofrem variações, mas todos começam com o ritual da entrega da palavra significado do Vagdanam seguido depois com o Vivaha que é a invocação da felicidade.
Postados um na frente do outro o irmão da noiva com as mão em forma de concha nas qual guarda grãos de arroz, transfere o arroz para as mãos da noiva que fechada mãos e depois faz uma oferenda para o fogo deixando cair alguns grãos nas chamas enquanto o noivo diz “Que a inteligência presente no brilho do fogo, permita que ela tenha uma vida longa e feliz. Que esta relação prospere. Que esta oferenda nos uma”.
A seguir vem a Panigrahana onde o noivo de responsabiliza pelo bem-estar da futura esposa e pede por filhos e por uma vida longa e feliz juntos.
O grande momento da cerimônia é quando amarra-se a barra do vestido da noiva na camisa do noivo simbolizando assim uma união sagrada.
Outros rituais acontecem e ao final o marido toca o coração da esposa e diz”que teu coração possa viver no meu. Que tua mente possa viver na minha.Que possas ser feliz e desfrutar do meu mundo. Te aceito do jeito que você é”.
E seguindo a tradição o noivo passa com o dedo o Kunkum a onde é repartido os cabelos da noiva no centro da cabeça, esse pó vermelho mostra que a mulher é casada.
E mais um ritual acontece durante o banquete que é servido a familiares e convidados é o Datar que com sal nas mãos é trocado três vezes entre as mãos do casal e de seus pais.
Nessa troca de uma mão para outra os Hindus acreditam que através do sal eles passam a ter o mesmo sangue e essa união não permitirá discussões entre eles.
A festa que acontece é muito animada pois na Índia a alegria do povo se faz com muita musica, dança e fé.