Campanha de vacinação contra a gripe é prorrogada em SP

Rodrigo Guidi – MTb 37756

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo prorrogou a Campanha de Vacinação contra a Gripe em todo o Estado até o dia 31 de maio. Segundo a pasta, 1,94 milhão de doses extras da vacina serão distribuídas a todas as regiões paulistas. Em Piracicaba, a Vigilância Epidemiológica Municipal disponibiliza nove postos de vacinação neste sábado, 21 de maio.

vacinaçãoDe acordo com a VE, a informação sobre a prorrogação foi recebida no início da tarde desta sexta-feira (20), que seria o dia de encerramento da campanha. O município atingiu a meta de imunizar 80% do público-alvo da campanha, com 64.888 doses aplicadas desde o dia 30 de abril (cobertura vacinal de 81,19% das pessoas com indicação).

Apesar de a meta ter sido alcançada entre os trabalhadores da saúde (104,85%), idosos (84,32%) e puérperas (81,56%), a cobertura vacinal está abaixo do objetivo do Ministério da Saúde entre as gestantes (53,58%) e crianças (72,26%), que agora terão mais tempo para se vacinar.

A Secretaria de Saúde confirmou nesta quinta-feira (19) o primeiro óbito por H1N1 no município. De acordo com os resultados enviados pelo Instituto Adolfo Lutz (IAL), Piracicaba conta com 94 notificações de SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave) com 14 casos confirmados para H1N1 (13 que evoluíram para cura e um óbito), 13 descartados e 67 ainda em investigação (com nove óbitos).

“É fundamental que as gestantes e crianças que ainda não receberam a dose da vacina busquem os postos volantes que iremos colocar à disposição neste sábado ou ainda uma unidade de saúde, nos dias úteis”, alerta Pedro Mello, secretário municipal de Saúde.

O Estado irá distribuir 72.677 doses da vacina para os 26 municípios vinculados ao DRS-X (Departamento Regional de Saúde), com sede em Piracicaba. Serão priorizados os municípios que ainda não atingiram a meta de imunizar 80% do público-alvo.

Os pontos de vacinação disponibilizados pela Vigilância neste sábado incluem três unidades de saúde e seis postos volantes (UBS Centro, CRAB Vila Rezende, CRAB Piracicamirim, Praça Takaki, Terminal Central, Coop, Jaú Serve, Carrefour e Supermercado Ideal).