“Brotas Gourmet 2017” Apresenta Sabores E Atrações Para Aquecer O Coração

O festival Brotas Gourmet chega à 6ª edição com o tema “Sabores que aquecem o coração”. Gastronomia deliciosa e para diferentes paladares, boa música e ações em prol de entidades sociais sãos as principais atrações do evento, que acontece de 17 a 19 de agosto. A expectativa é repetir o sucesso do último ano, quando mais de 6 mil visitantes apreciaram criações de chefs e bandas consagrados na região.

Nesse ano, dez restaurantes participam do festival. Serão apresentados risotos, massas, gratinados, lanches ricamente condimentados e sobremesas com muito doce de leite, castanhas e chocolates, mas principalmente preparados com carinho e o toque especial do interior. Todos os pratos são referendados pelo Chef Matheus Salmazzi Massoni, do Senac de Águas de São Pedro (SP), parceiro do evento desde sua criação, em 2012.

“Os que já vinham à capital do turismo de aventura para a prática dos esportes radicais, agora têm um motivo a mais para visitar Brotas e provar as maravilhas produzidas pelos seus melhores restaurantes, em meio a muita natureza e um clima ameno, perfeito para a boa gastronomia”, afirma Yeda Lopes, Diretora de Marketing da Associação das Empresas de Turismo de Brotas e Região (Abrotur).

O festival vai oferecer também bebidas gourmet. Estarão presentes a Brotas Beer, cerveja artesanal de Brotas, que já conquistou oito premiações em festivais brasileiros e internacionais, e uma tenda de vinhos da melhor qualidade, para acompanhar diferentes pratos.

A programação musical promete. A abertura do evento, na quinta-feira, será feita pela Banda Doce Veneno.  Nascida nos anos 1970, traz em seu repertório músicas imortais das mais famosas orquestras, ritmos caribenhos, sucessos da MPB, forró, samba e rock nacional e internacional.

No segundo dia de evento, sexta-feira, a Banda DNA — formada pelo professor Luciano “Buiu” Furtado e mais três músicos — toca o melhor do pop rock nacional e internacional alternativo e popular. E fechando o evento, no sábado, a Banda Voluntários, de Jundiaí (SP), mostrará seu eclético repertório, que vai desde as Big Bands, passando por Rock, Pop e MPB com pegada Jazz. O cachê recebido pela Banda Voluntários será convertido em cestas básicas para doação à Casa da Criança de Brotas.

Além desta entidade, o festival gastronômico também beneficiará o Hospital Santa Therezinha, que receberá o valor obtido com a venda de sucos, refrigerantes e café, e a Apae Brotas, com a renda gerada por uma brinquedoteca.

“O Brotas Gourmet revela a criatividade da gastronomia local a preços muito convidativos, com todo o charme e acolhimento de uma cidade interiorana que tem a exuberante natureza e tradições caipiras preservadas. Além disso, é uma oportunidade para unir entretenimento e cultura a boas ações”, conclui Yeda.

O festival é realizado pela Associação das Empresas de Turismo de Brotas e Região (Abrotur), com o apoio da Prefeitura Municipal de Brotas, Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo, Senar Faesp Sindicato Rural, Liquigás, Sicoob Grediguaçu, Senac e EPTV.

Pratos do Brotas Gourmet
Alex Silva Lanches – Sanduba de mignon e shimeji marinado na manteiga – Sanduíche de escalope de filé mignon temperado, coberto com shimeji marinado na manteiga, shoyu e gotas de limão.
Areia que Canta – Risotto Mio – Arroz arbóreo, caldo artesanal, alho poró orgânico, vinho branco e queijo parmesão gran mestri – o mais nobre dos queijos. Na versão vegetariana, é servido com chip de banana prata e pimenta biquinho.
Brotas Eco Resort – Dolce Speziata – Iguaria que combina linguiça, requeijão de corte artesanal, verduras e molhos.
Restaurante Cassorova – Gnocchi da Mamma – Com creme de pupunha, tomate seco, queijo ralado e requeijão cremoso
Espaço do Pastel – Churros Caipira – Emporção de mini pastéis feito com a melhor massa da região, combinado com o doce deleite artesanal da casa, banana e muito queijo.
Restaurante Malagueta – Taça Adoro –Bolo feito com leite Ninho gelado, acompanhado de brownie, creme de avelã, calda de chocolate com pimenta e castanhas de caju.
Restaurante Nikkey Sushi – Sushiburguer com Harumaki Palito – Pão feito com o próprio arroz do sushi, recheado com salmão cru ou grelhado. Leva camada de cream cheese, pepino agridoce, shitake e acelga crocante e vem acompanhado de deliciosos rolinhos primavera.
Restaurante Poção – Tartiflette com queijos Reblochon e Canastra – Gratinado com batatas, cebolas douradas e dois tipos de queijo: o Reblochon, originário da Savoia nos Alpes – que dá o sabor característico dos bons pratos de montanha franceses – e o Canastra, do “Seu Zé Mário”, considerado o melhor de Minas Gerais.
Recanto Alvorada Eco Resort – Gateau Grand Serenata – Ganhou um toque de irresistível na versão Gateau Grand Serenata. Um bolo quente de chocolate com calda de frutas vermelhas, calda de chocolate e um delicioso picolé artesanal de creme.
Restaurante Recanto das Cachoeiras – Polenta cremosa com shimeji e frango – Pratoganhou novo ‘layout’ pelas mãos do chef André Braga: o frango, feito no tacho, é servido com polenta cremosa, que leva couve refogada ao meio. O molho é de shimeji.

Serviço
Brotas Gourmet – Festival de Gastronomia e Música
Datas: 17, 18 e 19 de agosto de 2017 – Horário: das 19h às 23h
Local: Sindicato Rural de Brotas – Av. Américo Piva, 150 – Brotas (SP)
Preço: de R$ 15,00 a R$ 20,00 – Pagamento: aceita cartões
Acessibilidade: sim
Site: brotasgourmet.com.br – Facebook: facebook.com/brotasgourmet/

Gabriela Garcia
Agência C Conecta