Boa Noite, Bom Sono!

Você sabia que nos mortais passamos em media um terço de nossas vidas deitados, e é recomendado que tenhamos oito horas de sono diariamente segundo os médicos.
E já que temos que fazer isso é bom fazer esse sacrifício com o maior conforto, da maneira correta e no colchão adequado para o nosso corpo. A industria de colchões hoje oferece uma infinidade de opções de beleza,conforto,tecidos,cores e estampas das mais variadas, luxo tamanhos e tantos outros itens que fazem brilhar os olhos dos dorminhocos.Mas você tem que saber o que realmente vai oferecer para seu corpo,porque debaixo dos lençóis pode haver um monstro um pesadelo que com o tempo vai trazer uma serie de conseqüências para sua saúde.´´É recomendado que ao fazer a escolha de um colchão,você deite nele por alguns minutos para ver se você sente confortável ,sinta se a sua coluna fica alinhada e se nada pressiona seus ossos ou causa algum desconforto.Não leve isso como se estivesse pagando um mico,pense como uma boa forma de dormir bem e de ter uma boa noite de sono e acorde pronto para ter um bom dia sem os problemas de dor na coluna e no corpo.
COMO ESCOLHER UM BOM COLÇHÃO.
Saiba que todas as lojas (pelo menos teriam de ter) têm uma tabela de densidade que segue as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) que é quem determina a densidade que o colchão tem que ter para o peso e altura de cada pessoa principalmente quando o colchão é de espuma. Já os de mola não é diferenciado por peso e altura por que os de boa qualidade suportam o peso de um adulto de até 150 quilos.Na compra dos colchões de casal siga a tabela com as medidas de densidade correspondente a quem for mais alto e pesado.Alem desses tipos mais comuns existem outros como o colchão de água que são mais usados por pessoas enfermas obrigadas a passar longos períodos deitadas,também são usados em alguns motéis,mas isso é uma outra historia,há os magnéticos geralmente muito caro e pouco difundidos e os com tecnologia da NASA com as espumas viscoelástica dentre outros.A sua escolha e os cuidados na escolha refletem o que de melhor você quer para o seu corpo.
MAS NÃO É SÓ ISSO!
Tem alguns cuidados que vão alem dos colchões, a posição do corpo também determina uma boa noite de sono, a posição que seria a ideal e que oferece menor pressão sobre os ossos é aquela que você fica de barriga pra cima, com a cabeça apoiada em um travesseiro baixo e um outro travesseiro sobre os joelhos, mas nem todos conseguem dormir desta maneira. A outra maneira correta é na posição fetal ou seja ,deite de lado com os joelhos flexionados em direção ao peito.Dormir de bruço nem pensar,esse jeito prejudica a coluna e quem conhece esse incomodo sabe como é importante dormir bem.
QUANDO ESTA NA HORA DE TROCAR O COLÇHÃO
Identifique os desgaste como, rasgos, coberturas descolorida e sujas. irregularidades na superfície,aquele buraco onde você tem que se encaixar toda noite,principalmente onde se apóia o quadril .Outro sinal que mostra que esta na hora da troca é a dificuldade de encontrar uma posição para dormir,dores nas costa ao se levantar são indicações que algo não esta de acordo com o conforto de um sono tranqüilo.Mas você pode,aumentar o tempo de vida do seu colchão,invertendo a posição do mesmo umas três ou quatro vezes ao ano,vire o lado,a posição cabeceira onde ficam os pés e vice-versa.Outra dica é quanto ao estrado tire aqueles de ripas e coloque um inteiriço .Fique atento as indicações de tempo de uso informado pelo fabricante,os colchões de mola tem duração de no maximo dez anos e os de espuma ate cinco anos.Não tenha seu colchão como um objeto de estimação ou como muitos dizem,estou acostumado com ele,não consigo dormir em outro,de valor a sua saúde.E já que estamos falando em dormir e colchões, lembre-se de trocar os travesseiros pelo menos uma vez ao ano,por que esta provado que ele é um dos maiores ninho de ácaros que temos em casa,um simples travesseiro chega ter milhões desses bichinhos microscópios,mas de grande problema também para a saúde.

SONO COM QUALIDADE!
Ouvir música, ver teve ou luzes acesas no quarto são estimulantes e um caminho para adeus ao sono, se tiver o habito de ler antes de dormir leia coisas leves. Procure ter horários para dormir e acordar,cuidado com bebidas alcoólicas ,refrigerantes a base de cola,chá preto e café, tome pelos menos três horas antes de dormir,exercícios pesados a noite também contribui com a má qualidade do seu sono,pratique atividades físicas pela manhã a noite faça caminhadas.Tudo é uma questão de habito,cabe a você dosar .Apenas duas horas a menos de sono são motivos para te deixar irritado,cansado sem concentração na manhã seguinte e sua produção no trabalho ou na escola certamente já esta prejudicada.
Dormir tem que ser um prazer,um descanso relaxante uma renovação de energia que só um bom colchão pode proporcionar com alguns cuidados ,bons hábitos aliados à qualidade do que você quer podem lhe dar uma boa noite,bom sono e ótimos sonhos.