BMW comunica recall

A BMW do Brasil convocou nesta quarta-feira (12/9) os proprietários dos modelos 318d Sedan, 318i Sedan, 320d Sedan, 320i Sedan, 323i Sedan, 325i Sedan, 330i Sedan, 335i Sedan, M3 Sedan, 320i Coupé, 325i Coupé, M3 Coupé, 320d Touring, 320i Touring, 325i Touring, 325i Cabrio, 335i Cabrio e M3 Cabrio – fabricados entre janeiro de 2005 e julho de 2011 – chassis abaixo identificados, a entrar em contato com uma concessionária autorizada para agendar a verificação e, se necessário, o reparo da fiação do regulador do ar-condicionado.

A BMW informa que os serviços poderão ser agendados a partir de 24 de setembro.

Número de chassis (não sequenciais):
Modelo 318d Sedan – A736828
Modelo 318i Sedan – A417287 até F104130
Modelo 320d Sedan – E561406 até VG60031
Modelo 320d Touring – A664610 até K045885
Modelo 320i Coupé – E395160
Modelo 320i Sedan – A043776 até VG78014
Modelo 320i Touring – KS92147
Modelo 323i Sedan – KU85182
Modelo 325i Cabrio – PZ76600
Modelo 325i Coupé – E443934 até PU82009
Modelo 325i Sedan – A055604 até VE40471
Modelo 325i Touring – A027504 até KK65477
Modelo 330i Sedan – A062613 até VF34262
Modelo 335i Cabrio – E240893 até PX40802
Modelo 335i Sedan – A220747 até VC30947
Modelo M3 Cabrio – P323477 até PG81825
Modelo M3 Coupé – E568785 até PY33347
Modelo M3 Sedan – E039346 até E196580

No comunicado, a empresa informa que essa fiação pode se deteriorar com o tempo, ocasionando seu superaquecimento ou curto-circuito, o que pode provocar incêndio no veículo, com danos físicos e materiais aos ocupantes e terceiros.

Para mais informações a empresa disponibiliza o site www.bmw.com.br/recall e o telefone 0800 019 7097, de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h.

O Procon-SP orienta os consumidores sobre seus direitos: A empresa deverá apresentar os esclarecimentos que se fizerem necessários, conforme determina o Código de Defesa do Consumidor, inclusive com informações claras e precisas sobre os riscos para o consumidor.

O que diz a lei

O Código de Defesa do Consumidor (CDC), em seu artigo 10, estabelece que: “O fornecedor não poderá colocar no mercado de consumo produto ou serviço que sabe ou deveria saber apresentar alto grau de nocividade ou periculosidade à saúde ou segurança.

§ 1º O fornecedor de produtos e serviços que, posteriormente à sua introdução no mercado de consumo, tiver conhecimento da periculosidade que apresentem, deverá comunicar o fato imediatamente às autoridades competentes e aos consumidores, mediante anúncios publicitários.”

Outra questão importante, que deve ser observada pelos consumidores, refere-se a exigência do comprovante de que o serviço foi efetuado, documento que deverá ser conservado e repassado adiante, em caso de venda. Caso tenha sido comercializado mais de uma vez, o atual proprietário terá o mesmo direito ao reparo gratuito.

Conforme a Portaria Conjunta nº 69 de 15/12/2010, da Secretaria de Direito Econômico e do Diretor do Departamento Nacional de Trânsito, o veículo que não for reparado/inspecionado em até 12 meses, após o início da campanha de recall, terá a informação lançada no campo ‘observações’ do próximo CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo) emitido pela autoridade de trânsito.

Os consumidores que já passaram por algum acidente causado pelo defeito apontado poderão solicitar, por meio do Judiciário, reparação por danos morais e patrimoniais, eventualmente sofridos.

A Fundação Procon-SP mantém, desde 2002, um banco de dados com informações sobre todas as campanhas de recalls realizadas no Brasil: http://sistemas.procon.sp.gov.br/recall/.

Fundação Procon-SP
Assessoria de Comunicação