Barjas e o secretário estadual de Agricultura abrem 4ª edição do Copla Campo

Autor: João J. Souza/Fotos: Justino Lucente

O prefeito Barjas Negri, o secretário de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, Arnaldo Jardim, e o deputado estadual Roberto Morais, abriram oficialmente, nesta terça-feira (20), a 4ª edição do Copla Campo, evento que prossegue até o dia 22 na Unidade de Grãos da Cooperativa dos Plantadores de Cana (Coplacana), no bairro Taquaral, e reúne 75 expositores. A expectativa é que nos três o evento reúna mais de 2.000 pessoas.

Outras autoridades prestigiaram a solenidade como secretários municipais, vereadores, empresários do setor sucroenergético e do agronegócio, agricultores e fornecedores de cana. Eles foram recepcionados por Arnaldo Bortoletto, presidente da Cooperativa e José Coral, presidente da Associação dos Fornecedores de Cana de Piracicaba (Afocapi).

Autoridades prestigiaram a abertura da 4ª edição do Copla Campo

O espaço do Copla Campo está estruturado para a difusão de conhecimento prático e técnico, onde os visitantes podem conhecer as instalações, a Central de Embalagens, áreas demonstrativas de soja, milho e de cana-de-açúcar, e também o Boitel.

Arnaldo Jardim disse que vê a realização do Copla Campo como uma contribuição fundamental para o desenvolvimento do setor agropecuário. “A Coplacana é uma das cooperativas que se tornou referência para os setores do cooperativismo e da cana e constantemente tem sua área de atuação ampliada, com 24 filiais e uma capacidade muito grande de operar no setor de grãos também”, afirmou.

Segundo ele, a realização do Copla Campo tem tudo a ver com os desafios atuais da agricultura, principalmente a capacidade de setor estar sempre se inovando. “Neste evento estão muito presentes as questões tecnológicas, sendo um sinal de que a Coplacana continuará a cumprir o seu papel de uma forma muito relevante”.

O prefeito reconheceu a grandiosidade do Copla Campo. “Montar um evento como este não deve ser tarefa fácil e exige muita eficácia e comprometimento dos organizadores, por envolver diversos aspectos como logística, já que tem empresas de todas as partes do país, que se deslocam para Piracicaba, com maquinários de grande porte, para participar desta feira”, observou.

Barjas disse que a Coplacana e Afocapi tiveram papel preponderante para que os agricultores pudessem superar a crise dos últimos três anos, com muito trabalho e dinamismo do setor agrícola. “E este evento é um amostra de que o agronegócio está antenado com o que há de mais moderno em termos de tecnologia, gerando emprego e renda”, comentou.

Arnaldo Jardim falou sobre a importância do evento para o setor

O deputado Roberto Morais, que também é presidente da Frente Parlamentar do setor sucroenergético na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, observou que Piracicana dá mais uma vez mostra de seu potencial na área do agronegócio, com a realização deste evento. “É importante que os agricultores conheçam as novas tecnologias para que tenham condições de competividade no mercado”, disse.

Bortoletto explicou que o Copla Campo é importante para quem pensa em continuar crescendo no agronegócio, se modernizando com as novas tecnologias e com as melhores condições. Ressalta que a Cooperativa, responsável pelo evento, tem preparado o melhor para os cooperados. “Foram firmadas várias parcerias com empresas renomadas do agronegócio, para que os visitantes tenham acesso às novas tecnologias de produção agrícola, tudo o que há de mais moderno em produtos e técnicas para combater pragas e melhorar a qualidade e a produção da agropecuária”.

O vereador Pedro Kawai, que representou a presidência da Câmara de Vereadores, destacou a importância da Coplacana na defesa do homem do campo, estimulando-os a diversificar suas produções, para que possam ter condições de participar ativamente da produção agrícola. “Este evento é um marco do setor do agronegócio e referência para todo o país”.