Águas de São Pedro está vestida para o Carnaval 2018

Já escolheu sua fantasia para o Carnaval 2018? Águas de São Pedro amanheceu nesta quinta-feira (8/fevereiro) vestida com uma decoração colorida e alegre, de tema carnavalesco, para as festividades que iniciam neste sábado e seguem até terça-feira (10 a 13). É uma ótima oportunidade para tirar uma foto e ser divertir na estância. O CarnÁguas contará com uma programação tradicional – repertório composto por marchinhas, sambas raiz e enredo. A edição será voltada à família, oferecendo uma programação prioritariamente vespertina (a partir das 15h), com banho de espuma em espaço reservado para crianças. O evento é promovido pela Prefeitura Municipal, por meio da Setur (Secretaria de Turismo). As atrações são gratuitas.

A secretária da Setur, Rose Massarutto, destacou a importância do Carnaval para o turismo de Águas de São Pedro. “Nessa época a cidade fica ainda mais alegre, com a decoração, as músicas e os turistas que enchem nossos pontos turísticos, espaços públicos e comércio. Estamos cientes que neste ano grande parte dos meios de hospedagem estão lotados. Deste modo, desejamos a todos uma boa estadia na nossa estância, e que possam curtir a programação do CarnÁguas, um evento planejado com muito carinho por nossa equipe”. São esperados para os quatro dias de evento cerca de 10 mil pessoas.
Conforme destacou o prefeito Paulo Barboza, o CarnÁguas será um evento voltado ao público família. “Queremos repetir o sucesso de 2017, quando pudemos ver crianças, idosos e jovens festejando com alegria e segurança pela cidade. Claro, sempre buscamos melhorar e nos aperfeiçoar em alguns pontos, e neste ano isto significou uma melhor organização do evento. Mais uma vez nosso principal objetivo é fazer uma programação onde todos possam se divertir e sair com ótimas recordações do Carnaval de Águas de São Pedro”.
Em todos os dias haverá banho de espuma, das 15h às 19h, na Praça dos Rouxinóis (rua Patrício Miguel Carreta, s/nº – Centro); banda itinerante, das 16h às 18h30, pela av. Carlos Mauro (Centro); e DJ e bandas, a partir das 18h, no Boulevard (rua João Batista Azevedo – Centro). Fazem show na estância os grupos Tia Dora e Sambalanço Social Clube.
Desfile de Blocos – Como tradicionalmente acontece, os meios de hospedagem e alguns estabelecimentos estimulam seus clientes e hóspedes a curtirem a folia em blocos. Essa programação acontecerá no domingo (11), pela avenida Carlos Mauro. A concentração começa às 19h na Praça Dr. Octavio Moura Andrade, já a saída do desfile será às 21h. A dispersão acontece na Praça dos Rouxinóis.
Um trio elétrico circulará tocando marchinhas e um repertório tradicional carnavalesco, mas os participantes também podem fazer sua própria sonorização ao longo do trajeto. A organização é da Setur (Secretaria de Turismo) em parceria com os estabelecimentos participantes. Turistas interessados em integrar o desfile devem procurar informações no local onde ficará hospedado. Mais informações: (19) 3482-1652.

Outras programações – No sábado (10), a partir das 17h, acontece o 3º Futebol de Saia, no Estádio Municipal José D’Abronzo (rua Santina Martelo Matarazzo). A realização é da A+ Treinamento Personalizado. Para participar do jogo é necessário usar traje feminino. Mais informações (19) 9.8142-9655.
O CarnaBrahma 2018 acontece no sábado e segunda-feira (10 e 12) no Haras Bella Vista, a partir das 22h. Fazem show no local: Intuisamba (pagode), Dj Baba (funk chic), James e Phelipe (sertanejo), Dj Xinca (funk chic), Novo Lancy (pagode), Dj Palila (eletrofunknejo), além do Grupo Axe.Com (performances de axé). Uma van de Águas de São Pedro estará fazendo o frete de ida e volta do local. Mais informações: (19) 9.9961-9443 (van), (19) 9.7405-9101 (evento – WhatsApp) e (19) 9.9851-3200 (evento – WhatsApp).

Spa Thermal – O Spa Thermal estará atendendo em horário especial no feriado prolongado de Carnaval. O espaço ficará aberto de sábado a segunda-feira (10 a 12), das 7h30 às 12h e das 15h às 18h; e na terça-feira e quarta-feira (13), das 7h30 às 12h30. Informações pelo telefone (19) 3482-1333 ou e-mail spa@aguasdesaopedro.sp.gov.br.

Trânsito – O tráfego durante o Carnaval será alterado apenas no domingo (11), devido ao Desfile de Blocos pela avenida Carlos Mauro. A via começa a ser inteiramente fechada no mesmo dia, a partir das 17h. A programação do evento inicia às 19h, com a concentração dos blocos na Praça Dr. Octavio Moura Andrade. A saída está marcada para às 21h. A dispersão será na Praça dos Rouxinóis.

Segurança e revista – Todo o efetivo da GCM (Guarda Civil Municipal) estará atuando durante o CarnÁguas. A Polícia Militar também estará com uma equipe especial para acompanhar a programação. Já a Polícia Rodoviária promoverá três pontos de atuação na cidade e região. Além dos agentes públicos, uma empresa privada também fará o trabalho de segurança. Haverá revista pessoal (incluído bolsas e mochilas) para o acesso ao espaço de apresentações musicais, o Boulevard. Não será permitida a entrada de objetos de vidro e cortantes no local.

Comércio Ambulante, produtos e atividades proibidas – O comércio ambulante em Águas de São Pedro é proibido. Durante o Carnaval haverá uma fiscalização especial da GCM (Guarda Civil Municipal). A corporação também estará atenta ao Decreto 4862 (16 de janeiro de 2018), que trata de proibições temporárias por ocasião das festividades carnavalescas.
O documento assinado pelo prefeito Paulo Barboza visa garantir a segurança e bem estar dos turistas de Águas de São Pedro. Durante os quatro dias de evento, fica proibida a venda de spray de espuma, serpentinas de aerossol, bem como serpentinas e confetes de metálicos. Também está proibida a circulação de copos e garradas de vidro em vias públicas. Som ambiente será permitido apenas em locais internos, de acordo com a legislação.

Crianças e Adolescentes – O CarnÁguas tem uma programação especial para as crianças com banho de espuma em área reservada (para idades de 3 a 10 anos) e uma decoração especial para fotos. Adolescentes também podem se divertir no banho espuma na área livre. O Conselho Tutelar faz um alerta aos comerciantes, pais e responsáveis, para que não ofereça ou venda bebidas alcoólicas a menores de idade. A Lei do Estatuto da Criança e Adolescente estabelece que o ato (mesmo que gratuito) é crime (detenção de dois a quatro anos e multa – caso não se caracterize como grave).
Durante o Carnaval o Conselho Tutelar está trabalhando em plantão. Denúncias e outras demandas relacionadas ao órgão devem ser feitas pelo telefone (19) 9.9638-1407 ou disque 100.