AFOCAPI completa 70 anos de legado em defesa do produtor canavieiro

Por João Jacinto de Souza
A AFOCAPI – Associação dos Fornecedores de Cana de Piracicaba– está completando neste mês de agosto, 70 anos de fundação, quer a torna umas das mais organizadas organizações da classe canavieira do Estado de São Paulo. Tendo como presidente José Coral, a Afocapi está atravessando sete décadas de avanços, conquistas e desafios em prol do produtor rural e fortalecimento da cultura mais tradicional no município: a cana-de-açúcar. Presente em 75 municípios, a Associação, fundada em 1947, tem atualmente 5 mil associados.
O evento comemorativo foi realizado no dia 9 de agosto, no anfiteatro do Centro Canagro e contou com as presenças do presidente José Coral, o vice-prefeito José Antonio de Godoy, o presidente da Coplacana, Arnaldo Bortoletto, o secretário municipal de Agricultura e Abastecimento, Waldemar Gimenez, o vereador Gilmar Rotta, representando o Legislativo, Eduardo Vasconcellos Romão, presidente da Organização dos Plantadores de Cana da Região Centro Sul do Brasil (Orplana), fornecedores, empresários do setor sucroenergético e funcionários da entidade.
A pespectiva para os próximos anos ressalta Coral, é continuar nessa caminhada com muito pé no chão e criatividade, não abrindo mão da união, articulação e mobilização da classe canavieira para manter a produção estável. “A Afocapi é constituída por diretores, colaboradores e funcionários que acompanham todo o trabalho com dedidação plena não só ao cooperativismo, mas as questões envolvendo o setor sucroenergético, buscando a melhoria da qualidade de vida do homem do campo”.
Coral lembra que a Afocapi se destaca na defesa dos fornecedores de cana, categoria que muitas vezes não é valorizada. Diz que ao longo dessa caminhada foram muitas lutas em defesa dos produtores e a Associação se engajou em diversas campanhas e protestos para reivindicar política agrícola justa para a classe canavieira.
Segundo Coral, reconhecida como uma liderança nacional no setor, a Afocapi conquistou uma forte representação em assuntos políticos, econômicos, sociais e tecnológicos. “Tem a missão de representar e fortalecer a classe canavieira, promovendo e motivando políticas que garantam melhores condições de trabalho e prestação de serviços com excelência pautada pela ética. Em sete décadas a entidade tem o maior quadro de associados do Estado de São Paulo e Brasil, visando oferecer o melhor atendimento com rápido poder de decisão beneficiando o produtor”.
De acordo com Coral, a entidade já conquistou muitas vitórias, mas ainda tem várias lutas pela frente. “O setor de agronegócio é protagonista no desenvolvimento do nosso país. Lutamos dia a dia para os produtores não desistirem da tera, um trabalho árduo que merece respeito”.
O presidente da Afocapi lembra que muitos caminhos já foram trilhados neste percurso histórico de existência da Afocapi, com altos e baixos, superando desafios e renovando a cada dia o desejo de continuar nesta trajetória de lutas , na busca incansável da valorização do setor. “Um desafio que se estende a todos os colaboradores da Associação, que diariamente trabalham com coragem e perseverança. “A força da Afocapi também vem da nossa Piracicaba, cidade cercada por canaviais e lavouras que se perdem de vista, trazendo emprego e renda para muitas pessoas”.
Coral observa que uma das preocupações da AFOCAPI é a realização de ações que melhorem a qualidade de vida no meio rural com o intuito de reter a mão-de-obra qualificada nestas áreas, fazendo com que o campo torne-se o lugar ideal para viver e se desenvolver, garantindo o desenvolvimento sustentável da economia do primeiro setor e, consequentemente, de todo o contexto em que esta atividade tem influência, direta ou indiretamente.
Projetos- Entre os projetos da Afocapi, Coral destaca a Central de Embalagens, possibilitando ao cooperado destinarem de maneira correta embalagens de agrotóxico que são separadas, prensadas e destinadas para reciclagem ou incineração; Reposição de APP, que tem como objetivo orientar e conscientizar o produtor rural sobre a importância da conservação e da recomposição das Áreas de Preservação Permanente (APP) e Adote uma Área em áreas inseridas na área urbana de Piracicaba que foramn adotadas pela Coplacana e Afocapi. No total 5 mil metros quadrados de área receberam plantio de mudas de árvores.
HFC- Menina dos olhos- O Hospital dos Fornecedores de Cana é a “menina dos olhos” do Coral, que fez questão de destacar que se dedica de corpo e alma aquela unidade hospitar, considerada modelo de gestão no país. Diz que o HFC que acolhe paciente do SUS- Sistema Único de Saúde, possui um corpo clínico diferenciado, funcionários dedicados e equipamentos modernos, tudo isso para dar conforto e melhor atendimento aos pacientes.
Coral  destaca que a Associação dos Fornecedores de Cana de Piracicaba, mantenedora do Hospital dos Fornecedores de Cana de Piracicaba investe constantemente no complexo hospitalar para oferecer a população a melhor assistência em saúde em todo o interior paulista. Diz que grande parte dos investimentos feitos em tecnologia no HFC é custeada pela AFOCAPI, e tem como missão garantir saúde de qualidade para todos os associados. “Mesmo com cenário econômico brasileiro desfavorável e com a falta de incentivo do governo para o Sistema Único de Saúde, a diretoria do HFC trabalha diariamente para continuar oferecendo um atendimento com excelência e humanizado para toda a população.
Coral destaca que o HFC é um hospital da classe canavieira, filantrópico, atuando com responsabilidade humano sócio-ambiental. “Nosso sonho é continuar prestando atendimento de qualidade à população. Hoje mais de 70% dos atendimentos é pelo Sistema Único de Saúde- SUS”.
HFC em números
-18.500 internações
-52.000 atendimentos Pronto Atendimento adulto e ortopedia
-15.000 atendimentos Pronto Atendimento Alojamento Conjunto
-13.400 cirurgias e partos
-25.000 sessões de oncologia
-9.000 consultas centro médico
-556.000 exames laboratoriais
Durante a solenidade os funcionários do HFC homenagearam José Coral e sua esposa, Sônia e a diretoria do SicoobCocre entregou uma placa de mérito pelos 70 anos.