A Origem Da Pizza

A famosa redonda que conquistou o Brasil e é uma mania diária já tem mais de 6 mil anos e tem sua historia iniciada com os povos egípcios segundo alguns historiadores que acreditam serem eles os primeiros a misturar trigo com água.
A quem também afirme que os gregos seriam os pioneiros pois já faziam uma massa de farinha de trigo, grão de bico ou arroz que era assada em tijolos quentes.
Mas existem outras conversas sobre a pizza que passou pelos babilônios e hebreus que em seus fornos rústicos assavam o Pão de Abraão que era bem parecido com os pães árabes o Piscea como é chamado, os fenícios acrescentavam coberturas de carne e cebola ao Pão de Abraão a três séculos antes de Cristo, os turcos mulçumanos também aderirão a este costume.
E durante a guerra santa na idade média e por conta das cruzadas o projeto da pizza moderna chegou a Nápoles na Itália.
No inicio a forma da pizza era diferente ela era dobrada no meio e os ingredientes levavam nas receitas as ervas regionais sendo que o azeite de oliva, e o tomate só entrou na iguaria tempos depois quanto o fruto foi levado a Europa pelos conquistadores espanhóis.
Vale lembrar que inicialmente a pizza era alimentos das pessoas humildes que habitavam o sul da Itália e de outros povos, mas a delícia que ganhou o mundo e principalmente o Brasil se renova a cada dia, variando nos ingredientes e na criatividade de quem coloca a mão na massa e coloca essa maravilha na nossa mesa ou melhor na nossa boca.
A popular pizza seja ela de qualquer preferência é uma conquistadora que percorreu o mundo desde da primeira pizzaria a Port’Alba que foi ponto de encontro de pessoas famosas como Alexandre Dumas e outros celebres.
O primeiro pizzaiolo da historia da pizza foi Don Rafaelle Espósito que ficou famoso no verão de 1889 ao cozinhar no palácio Capodimonte para os soberanos rei Humberto I e para a rainha Margherita de Sabóia que estavam em visita a Nápoles.
E Don Rafaelle para prestar uma homenagem a rainha fez uma pizza com as cores da bandeira italiana e batizou a mesma com o nome da soberana, surgindo daí a pizza Margherita.
E um dado interessante é que os maiores devoradores de pizza do mundo são os Estados Unidos e o Brasil que inclusive comemora a Dia da Pizza em 10 de julho em São Paulo desde 1985 idéia do então secretario de turismo Caio Luiz de Carvalho.
A pizza une famílias e cria amizades que nenhum outro alimento consegue, a pizza é eterna e a redonda seja ela quente, fria com borda ou sem ela, é sempre a bem-vinda a qualquer hora.

Gerson Thomazini