Papo com o Zé

Entrevista vai abordar desemprego e prevenção ao suicídio
Zé Luiz do Sindicato recebe psicóloga e porta-voz do CVV de Piracicaba para live no Facebook

Dez de setembro é o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. No Brasil, a agenda é de destaque nas esferas federal, estadual e municipal. Desde terça-feira, 1º de setembro, Piracicaba realiza uma agenda repleta de ações de conscientização para o combate e prevenção ao suicídio. Neste contexto, José Luiz Ribeiro, o Zé Luiz do Sindicato dos Metalúrgicos e também ex-secretário de Estado do Emprego e Relações do Trabalho e ex-secretário municipal de Trabalho e Renda de Piracicaba, estreia seu programa de lives (entrevista ao vivo pelo Facebook), o Papo com o Zé com a temática “Desemprego, pandemia e suicídio”. Os convidados são a porta-voz e voluntária do Centro de Valorização da Vida, o CVV Piracicaba, Eliana Soares, e a psicóloga e mestre em educação Andrea Baggio Amaral. A entrevista estará disponível pelo link https://bit.ly/3lHr4TB, a partir das 19h30, desta quinta-feira (3).

De acordo com o CVV, todos os dias pelo menos 32 brasileiros tiram a própria vida, resultado da falta de prevenção que poderia ter poupado pelo menos 28 dessas pessoas. São dados do Ministério da Saúde e da OMS (Organização Mundial da Saúde) que causam espanto, mas retratam uma realidade de tabus e mitos. Em todo o mundo, estima-se que ocorra um suicídio a cada 40 segundos. “Neste momento de pandemia muitas pessoas perderam o emprego e se viram em situação de dificuldade em retomar a vida. Infelizmente este tipo de situação tem afetado muitos piracicabanos e, nossa ideia com a live, é tentar ajudar quem precisa. Ao contrário do que muitos acreditam, quem pensa em se matar dá sinais e pede ajuda”, afirma Zé Luiz do Sindicato.

Segundo Eliana Soares, o CVV tem atuado forte para ajudar a salvar vidas. “Neste mês estamos com uma nova campanha de divulgação do nosso trabalho nas redes sociais, principalmente do telefone 188”, conta. “Quando a pessoa passa por uma situação de demissão, é necessário atenção e alguns cuidados. Toda transição causa estranhamento, e ainda quando essa transição é inesperada, causa imensa frustração. E como todo imprevisto, causa uma série de reações”, enfatiza a psicóloga Andrea Amaral.

SERVIÇO:
Live “Dificuldades no trabalho durante a pandemia”. Quinta-feira, 3 de setembro de 2020, às 19h30, pela página do Zé Luiz do Sindicato no Facebook @zeluizdosindicato ou pelo link https://bit.ly/3lHr4TB.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.