Primeira cirurgia em paciente com Covid-19 será realiza no HFC

Neurocirurgia será realizada em paciente com 77 anos

O HFC está preparado para realizar hoje (06/05) a primeira neurocirurgia em um paciente que foi diagnosticado como portador de COVID-19. O paciente, de 77 anos, necessita de uma intervenção cirúrgica de urgência para o tratamento de hipertensão intracraniana, através de uma Derivação Ventrículo Peritoneal.

A equipe responsável pela cirurgia será comandada pelo neurocirurgião do HFC, Dr. Gleyson Moraes Rios, que explicou que a cirurgia faz-se necessária por conta da piora da função neurológica do paciente.

Essa é a primeira vez que acontece, em Piracicaba e região, uma cirurgia em um paciente com diagnóstico do novo coronavírus.

HFC preparado para realizar cirurgias com doenças infectocontagiosas

Realizar cirurgias em pacientes com suspeitas ou com o diagnóstico do Covid-19 requer muita atenção, preparação e cuidado devido ao seu grande potencial de disseminação. O HFC fez uma série de adequações para receber esse paciente no centro cirúrgico, seguindo as normas preconizadas pela Organização Mundial da Saúde e pela Anvisa.

Atualmente, o HFC é o único hospital de Piracicaba preparado para realizar um procedimento cirúrgico, de forma adequada, em paciente portadores de coronavírus e outras doenças com potencial de disseminação semelhante. “Na parte estrutural realizamos uma adequação onde aplicamos uma antessala com pressão negativa com relação a sala cirúrgica principal e corredor garantindo que não haja nenhuma contaminação para o corredor e também todo sistema de fluxo turbulento e filtragem da sala principal foram adequados para prover total remoção de aspersoides e rápida limpeza da mesma, garantindo a integridade dos profissionais. Depois de 15 minutos que a sala fica desocupada, ela já é considerada apta para uso novamente”, explicou o neurocirurgião.

Com essas adequações, além de evitar o contágio do Covid-19, a sala cirúrgica também foi estruturada de forma a atender pacientes com H1N1, tuberculose, ou seja o paciente que apresenta doenças infectocontagiosas, que necessita passar por algum tipo de procedimento cirúrgico

Comunicação HFCP

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.