Dicas para quem quer ser um bom motociclista

No Brasil, é cada vez maior o número de pessoas que preferem a motocicleta ao invés do veículo motorizado de quatro rodas. Quem as defende diz que são mais práticas, facilitam a circulação, sem contar que são “charmosas” e sempre chamam atenção. As motocicletas ganham também no Brasil, uma outra utilidade: ferramenta de trabalho.

Mas, seja qual for a finalidade do uso das motocicletas, é bom que os condutores tenham em mente as regras que devem ser seguidas por eles. Apesar de ter se tornado em nossa sociedade símbolo de liberdade e aventura, sendo preferida principalmente pelos jovens, os índices de acidentes envolvendo motociclistas é muito alto no Brasil. O bom motociclista, a exemplo do pedestre, ciclista e motoristas, tem regras a cumprir.

Confira algumas:

· Ser habilitado na categoria A.

· Pilotar sempre com o capacete de segurança a viseira ou óculos protetores.

· Não deve “costurar” o trânsito entre veículos em movimento.

· Deve saber usar os freios com habilidade ou seja, sempre os dois ao mesmo tempo, usando os quatro dedos na hora da freagem. É bom você lembrar que além de ajudar a parar, o freio traseiro mantém o equilíbrio da moto.

· Cuidado com os cruzamentos: sempre pare e olhe antes de passar. Ocupe adequadamente seu espaço nas ruas e nunca divida a mesma faixa com outros veículos.

· Atenção aos motoristas à sua volta.

Lembre-se de que em cruzamentos sem semáfaros, a preferência é sempre do pedestre.

· Pare antes da faixa.

· Use roupas claras e protetoras.

· O passageiro deve manter-se agarrado à sua cintura e usando capacete.

· Não transporte criança até 7 anos de idade.

· Não transporte mais de um passageiro.

· Transitar com farol aceso (mesmo de dia)

Lembre-se todo dia você sabe de fatos tristes causados na sua maioria por imprudência de algumas pessoas que infelizmente acabam se transformando em estatísticas nas paginas dos jornais como vitima ou como causador de desgraça.Não seja mais um pois sua família e outras agradecem

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.