100 Milhas Piracicaba celebrará 250 anos da cidade, em agosto

Em 2017, a 100 Milhas Piracicaba irá celebrar os 250 anos da cidade em altíssima velocidade. A tradicional prova automobilística será disputada nos dias 5 e 6 de agosto, no autódromo do ECPA (Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo) e deverá contar com competidores de vários estados brasileiros.

Faltando um mês para a corrida, esta edição será simbólica para o município, já que fechará a semana de comemorações dos 250 anos de Piracicaba, data que se comemora no dia 1ª de agosto e quando haverá dezenas de acontecimentos e solenidades festivas por toda a cidade.

Em sua 28ª edição consecutiva e fazendo parte do calendário automobilístico nacional e evento oficial de Piracicaba, a prova de longa duração também marca o aniversário do ECPA, que foi inaugurado no dia 13 de agosto, de 1989, e completará 28 anos de fundação.

A corrida contempla carros de turismo e gaiolas tubulares em um único grid, largando lado a lado, mas separados por categorias. Haverá ainda uma prova preliminar de 50 milhas, na categoria de Clássicos.

Um dos marcos do automobilismo nacional, a 100 Milhas Piracicaba surgiu nos anos de 1960, com uma corrida de kart pelas ruas da cidade, quando contava com a presença de grandes nomes como José Carlos Pace e os irmãos Wilson e Emerson Fittipaldi.

“No formato atual, a primeira edição da prova ocorreu em 1984, no bairro Parque Taquaral. Depois disso, em 1990, com a inauguração do ECPA no ano anterior, o evento passou a fazer parte das comemorações de aniversário da cidade, integrando o calendário oficial de eventos do município e do ECPA”, informa Benedito Giannetti Júnior, proprietário do autoclube.

Organizador e maior vencedor da prova, com sete vitórias nas 27 edições já realizadas, Dito está animado para mais uma edição. “Os 250 anos de Piracicaba já são um bom motivo para a corrida deste ano. Portanto, esperamos uma grande quantidade de participantes para e deixar a competição ainda mais bonita, com pilotos disputando seus espaços em busca de vitória”, afirma.

A 100 Milhas Piracicaba é disputada no circuito de 2.100 metros do ECPA, em um traçado cheio de curvas sinuosas, trechos que alteram altas e baixas velocidades e exigem muita técnica e perícia dos pilotos. Ao todo, são 78 voltas na pista, totalizando um percurso de pouco mais de 163 quilômetros, completando as 100 milhas.

Apesar das provas serem disputadas no domingo (6), o evento considera dois dias de competições, já que os preparativos começam na véspera das corridas – no sábado (5) -, com treinos livres e a tomada de tempo classificatória para a formação do grid de largada. Ainda na sexta-feira (4), das 10h às 17h, a pista ficará aberta para todas as categorias realizarem treinos livres.

Serviço
A 100 Milhas Piracicaba conta com o apoio da Prefeitura de Piracicaba e patrocínio da Bom Peixe, Grupo Stefanini, Planeta Água, Kaly e TKS Corretora de Seguros. A organização é do ECPA e a supervisão da Liga Paulista de Automobilismo (LPA).

Mais informações pelos telefones (19) 3438.7901 e 3438.7174, e-mail ecpa@ecpa.com.br, www.ecpa.com.bre facebook.com/ecpabrasil.